PET Litoral Social articula ações para 2023

13 de abril de 2023 - 13h03

O PET Litoral Social promoveu, nesta semana, uma reunião para articular com órgãos e agentes parceiros, as ações planejadas para incrementar o acesso de estudantes, egressos da rede pública de Ensino Básico, ao Ensino Superior público, em especial à UFPR. Participaram do encontro com a equipe do PET LS, representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, das Secretarias de Assistência Social dos municípios de Paranaguá e Pontal do Paraná, do Núcleo Regional de Educação da Paranaguá, além de pedagogas e pedagogos do município de Matinhos.

O grupo Litoral Social do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, desde sua criação em 2010, atua buscando criar oportunidades para reduzir desigualdades sociais. Em 2022, o projeto Conexão Universidade Escola, coordenado pelo PET LS, percorreu os sete municípios do Litoral do Paraná com o objetivo de informar estudantes do último ano da Educação Básica da rede pública sobre o acesso e permanência ao Ensino Superior da rede pública. O projeto estima ter alcançando aproximadamente 2.000 estudantes

As Instituições de Ensino Superior (IES), em específico as Universidades, atuam como espaços aptos, de acordo com os fins que exercem socialmente, para a redução de desigualdades sociais. Estas instituições, até pouco tempo, eram restritas às classes sociais de maior poder aquisitivo e tinham seus campi concentrados nas capitais. Nas últimas décadas, o número de universidades públicas foi aumentado, bem como o número de cursos e de vagas, também, juntamente em um processo de interiorização da Educação Superior, fato que ocorreu em todo território brasileiro. Destaca-se que está interiorização de Instituições de Educação Superior pública se deu por meio de ações políticas, a partir do entendimento que a universidade é um espaço que oportuniza o desenvolvimento humano, assumido por instituições públicas.

A Educação Superior pública, como uma política pública, deve ser acessada especialmente por estudantes egressos da Educação Básica pública, estes estudantes muitas vezes são acometidos por restrições monetárias, que impossibilitam arcar com as taxas de inscrição para os exames de seleção das universidades, ou mesmo, não dispõem de materiais para se prepararem para esses exames. Essas são apenas barreiras que se antepõe ao ingresso destes estudantes à Instituições de Ensino Superior, há inclusive barreiras da própria esfera pública, contudo, existem pessoas e instituições que atuam conjuntamente para reduzir essas barreiras, formando uma grande rede de apoio. Na região do litoral do Paraná, ações como as do PET Litoral Social fazem parte de um movimento de diversos atores, dentro e fora da UFPR, focados na promoção do acesso e permanência em instituições públicas de Ensino Superior, com resultados significativos, já percebidos nos números do vestibular 2022/2023 para os cursos do Setor Litoral da UFPR.