O Observatório do Litoral Paranaense (OLP) da UFPR Litoral ajudou a mapear 22 imóveis estratégicos para a construção de habitação de interesse social, em parceria com o Movimento de Luta por Moradia de Paranaguá e o prof. Dr. Roberto Martins de Souza, do Instituto Federal do Paraná.
Tratam-se de lotes e glebas vazios que não estão cumprindo a função social em Paranaguá, e deverão ser incluídos na revisão do Plano Diretor Municipal, com a indicação de instrumentos urbanísticos para a indução do uso, financiamento e realização de parcerias público-privada.
Entre os instrumentos destacam-se: i) notificação para edificação e/ou urbanização compulsórios; ii) IPTU Progressivo no Tempo; iii) outorga onerosa do direito de construir; iv) consórcio imobiliário; e v) gestão democrática e participativa.
A partir de um treinamento de campo realizado nos arredores do Instituto Federal de Paranaguá em 04/11/2020, as lideranças do MLMP aprenderam a utilizar a geolocalização dos seus smartphones pessoais e realizaram o cadastro de campo que resultou no mapa on line georreferenciado com dados gerais e fotos dos 22 imóveis.
Disponível em:
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1hpgU9r_xdp_2eZO5Vc0LhAkQL3Xa4qrs&usp=sharing