Oficina de Cocodamas doa mudas de Juçara

 2 de junho de 2025 - 15h43

No último domingo (1° de junho), durante a Feira de Cursos e Profissões, foram doadas aos visitantes mais de 100 mudas da palmeira Juçara e 100 kokedamas de plantas nativas da restinga, feitas por alunos do ensino médio e demais participantes da feira.

A Oficina de Cocodamas é uma ação do Projeto de Extensão Arboreto-Escola, do Curso de Licenciatura de Educação do Campo – Ciências da Natureza, em parceria com a Eco Pontal Cooperativa de Catadores e o IAT-PR.

A kokedama é uma arte milenar japonesa de confecção de bonsais em bolas de musgo, já as Cocodamas são feitas a partir da desfibrilação dos cocos que são descartados nas praias de Pontal do Paraná durante a temporada de verão, e que se tornam um problema ambiental pelo grande volume de dejetos gerado, conforme relata a presidente da Eco Pontal, Nádia Giacomini. Já segundo o coordenador do projeto Arboreto-Escola, Prof. Fernando Bechara: “as Cocodamas do litoral são uma alternativa mais ecológica pois reduzem a exploração predatória de musgos das florestas naturais, e socialmente inclusiva pois a fibra de coco é um produto extraído pelos catadores de resíduos da Cooperativa”.

Reitor da UFPR, Marcos Sunye, recebe uma Cocodama de presente de aluna do Curso de Educação do Campo.
Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000