A Direção do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, manifesta seu profundo pesar e indignação com o assassinato de nosso egresso do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (uma parceria entre a ELAA e a UFPR/Setor Litoral entre os anos de 2014 e 2019), Lindolfo Kosmaski.
Ele foi brutalmente assassinado com dois tiros e teve seu corpo carbonizado, encontrado no sábado, dia 1° de maio. IndÃcios apontam que foi crime de homofobia, sendo ele ativista LGBTQI+.
Lindolfo residia junto de sua famÃlia na comunidade Coxilhão Santa Rosa, no municÃpio de São José do Triunfo, onde era educador do campo e candidatou-se a vereador na última eleição municipal de 2020, não sendo eleito. Cursava o mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática na UFPR e estava na escola pública como professor.
Nos solidarizamos com sua famÃlia e amigos exigimos investigação e punição aos assassinos. Juntas, juntos e juntes vamos nos fortalecer e seguir firmes na construção de um mundo onde a vida, a liberdade e todas as formas de ser e amar sejam respeitadas.
Lindolfo, Presente!