A fim de estreitar a comunicação e munir nossa comunidade com informações mais qualificadas sobre o ato de violência contra criança filha de membro da comunidade setorial, segue algumas informações:
- A Direção do Setor, com outras lideranças docentes e estudantis, está comprometida com a preservação da privacidade da vÃtima, bem como apoio emocional à mesma e aos seus familiares. Parte fundamental dessa posição é a preservação de qualquer associação do caso à turmas, cursos ou territórios com os quais atuamos.
- Segundo identificado, o ato de abuso ocorreu em atividades de rotina de cuidado das crianças, em momentos dissimulados pelo manejo diário, já que o agressor estava entre seus cuidadores. Nesse sentido, como a tipificação da agressão pela lei é de estupro e considerando a exploração midiática que órgãos do Estado estão dando ao caso, cabe cuidar para que a compreensÃvel repercussão de repulsa de tal crime nas redes sociais não resulte em ainda maior exposição e sofrimento da vÃtima e de seus familiares.
- Quanto ao envolvimento da UFPR, através do Setor Litoral, podemos informar que foi a pronta disponibilidade e envolvimento de servidores da instituição desde constatada a suspeita, que viabilizou o apoio à vÃtima, a denúncia e prisão do envolvido. Aliás, foi o cuidado e disciplina das pessoas da comunidade que acompanharam o caso que de fato possibilitou o sucesso das medidas policiais.
- O momento ainda é de suporte e de providências legais, mas solicitamos a colaboração de todos para que a repercussão do fato lamentável na comunidade interna e externa, tenha seus efeitos controlados em relação a vÃtima e seus familiares, tanto quanto possÃvel.
Setor Litoral – UFPR