Nota da Direção do Setor Litoral da UFPR

 18 de junho de 2020 - 22h29

sobre o enfrentamento da pandemia

Vivemos, no mês de junho de 2020, as incertezas da pandemia da COVID-19, declarada em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento, incontáveis vidas se foram vítimas da doença e as perspectivas são pessimistas, pois o Brasil segue sem uma política clara e articulada entre os níveis federal, estadual e municipal para o enfrentamento da pandemia, sofrendo com o retrocesso político e social instaurado pelo governo federal e, especialmente, pela troca sucessiva de Ministros da Saúde e mais de um mês com um Ministro Interino. Uma situação que afeta a todas e todos, em todos os níveis de vida.

A UFPR, seguindo as recomendações da OMS, adotou as medidas de distanciamento e isolamento social já a partir do dia 15 de março. No dia 16 de março, o calendário acadêmico foi suspenso. A partir daí, docentes e técnicas e técnicos administrativos vêm trabalhando remotamente para que os processos pedagógicos e acadêmicos sejam garantidos e nossas instâncias de representação democrática sigam pautando nossas decisões.

Durante a suspensão do calendário, docentes, coordenadoras-es e a direção UFPR Litoral deliberaram, a partir das orientações da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), que cada curso teria autonomia para propor atividades remotas, de caráter pedagógico, mas que essas atividades não se configurariam como obrigatórias. O que torna comum as decisões é nosso Projeto Político Pedagógico, que se fundamenta em uma concepção libertadora e inclusiva de educação.  Além disso, nos mantemos firmes contra as investidas de soluções que atendam à pauta neoliberal de precarização da universidade e desconsiderem a vulnerabilidade social e digital das-os estudantes, assim como a necessidade de formação docente para o uso das novas tecnologias.

Foram criadas pelos cursos várias propostas de atividades remotas a partir do planejamento, sistematização, rotinas e registros em que o principal objetivo sempre foi respeitar o momento de extrema fragilidade provocado pela pandemia e garantir a qualidade humana e acadêmica: orientações individuais, promoção de atividades formativas; construção de informativos semanais; elaboração de plano mensal de estudos; reuniões remotas periódicas; criação de grupos de Whatsapp; disponibilização de materiais diversos de estudo e pesquisa; manutenção de página dos cursos no Facebook; produção de pesquisas com temas relacionados à pandemia e à pós-pandemia; disponibilização de vídeos, filmes, livros; produção de vídeos pelos docentes para envio aos estudantes; organização de Lives, Mesas Redondas, encontros temáticos; utilização mais pedagógica do Site do Setor Litoral; indicação de material sobre a situação atual do país no enfrentamento à pandemia; diário da quarentena e muitas outras propostas pautadas no ousar e pensar para além das rotinas já conhecidas e construir novas possibilidades de interação e registros. Nesse processo de reinventar o ensino, o que nos define é a consciência de que o papel social da universidade é contribuir para que a comunidade acadêmica seja atendida de forma solidária durante o período de isolamento social, estando a ciência e a educação voltadas para o combate à pandemia, assim como a compreensão de que está na educação o poder de dar respostas e criar novas possibilidades.

Nesse momento, fica cada vez mais claro que somente com a descoberta de uma vacina poderemos retornar à forma presencial com segurança. Por isso, seguimos avançando nas reflexões e proposições coletivas para que possamos garantir a qualidade das atividades remotas em andamento e que elas possam ser ampliadas. Sabemos que o desafio que temos é garantir que nenhum-a estudante fique de fora da universidade até o retorno presencial, seja por não ter acesso a equipamento adequado, rede de acesso ou dificuldade tecnológica. Nossa preocupação, mais do que garantir formalmente o cumprimento do calendário acadêmico, é garantir nosso Projeto Político Pedagógico, inclusivo e democrático, com formação humana e profissional de qualidade, entendendo que a tecnologia é um recurso complementar ao ensino presencial. Por isso, consideramos essencial nos mantermos em contato assim como pensar possibilidades de reorganização do calendário acadêmico, quando do retorno seguro às atividades, a partir da escuta da comunidade acadêmica.

Compreendemos que estamos, mesmo em trabalho remoto, cumprindo com excelência a função social da universidade em produzir e compartilhar a ciência e formar profissionais qualificados para atuar de forma competente e solidária na sociedade, seguros no tripé ensino, pesquisa e extensão. Além das atividades remotas, seguimos pesquisando, disseminando informações corretas e combatendo fake news. Temos produzido álcool 70 líquido que é distribuído nos municípios do Litoral paranaense, organizamos doação de cestas básicas e marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, temos projetos de extensão que atuam com associações de moradores, produtores locais, estabelecemos redes de atendimento dos municípios para pensarmos juntos estratégias de atuação no combate da pandemia, na promoção da saúde e na garantia dos direitos humanos, formamos um coletivo que produz máscaras caseiras, produzimos máscaras em acetato em impressoras 3D. Essas ações partem do princípio de que não há educação, ciência e tecnologia sem compromisso social.

A comunidade acadêmica da UFPR Litoral tem se empenhado, diariamente, nesse momento extremo de pandemia, para manter viva a universidade pública, gratuita e comprometida com a construção de uma sociedade justa e digna para todas as pessoas. E vamos continuar assim, semeando e disseminando a educação, a ciência e a solidariedade.

Elisiani Vitória Tiepolo e Lourival de Moraes Fidellis

O vírus é contagioso, mas a solidariedade é contagiante.

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