Mobilidade urbana no litoral do Paraná

3 de agosto de 2021 - 14h11

A Direção do Setor Litoral da UFPR, juntamente com o Programa Ciclovida/UFPR, aponta a necessidade de qualificar políticas públicas de mobilidade urbana no litoral do Paraná

No final da tarde da última sexta-feira, 30 de julho, a ciclista Pamela Vaz, estudante do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação do Setor Litoral da UFPR, na cidade de Matinhos, cruzava de bicicleta a avenida JK, na esquina com a rua Rio Negro, quando foi brutalmente atingida por um automóvel em alta velocidade. A jovem foi arremessada sobre o capô do automóvel e o motorista não parou para prestar socorro. Atendida por transeuntes e encaminhada ao hospital Navegantes, Pamela não resistiu aos ferimentos e faleceu poucas horas depois.

A Direção do Setor Litoral da UFPR e o Programa Ciclovida/UFPR lamentam profundamente este acontecimento, se solidarizando aos familiares, à comunidade acadêmica e à sociedade local.

Infelizmente, o caso Pamela Vaz se soma a uma série de atropelamentos de ciclistas no litoral paranaense. Há quatro meses, a ciclista Isabela Lopes Aisengart, de 26 anos, foi atropelada por um automóvel quando trafegava pela PR-508, rodovia que liga o bairro de Alexandra ao município de Matinhos, na altura do Km 28. Isabela faleceu no local.

Esses e tantos outros casos de atropelamentos seguidos de morte de ciclistas e pedestres motivaram a organização de petição pública pelo Movimento Rodovida Acostamento PR-508 (https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=PR508RDV), e apontam a urgência de políticas públicas de  mobilidade urbana no município de Matinhos e demais cidades do litoral, ampliando a cobertura de ciclovias, ciclofaixas, acostamentos, sinalizadores, redutores de velocidade, faixas de segurança e semáforos.

Desde 2008, o Programa Ciclovida desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de transformar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais ativa, saudável e sustentável com ênfase no uso da bicicleta. Ao mesmo tempo, promove a articulação com a Sociedade Civil e o Poder Público para o desenvolvimento de Políticas Públicas relacionadas à sustentabilidade e mobilidade urbana.

Contando com docentes e estudantes colaboradores no Setor Litoral da UFPR, em 2013 o Programa Ciclovida atua intensamente qualificando a demanda por ciclovias na cidade de Matinhos, município de desde 2005 conta com a sede de um setor universitário com mais de 2.000 estudantes e cerca de 300 servidores públicos. Nossos estudos apontam que a bicicleta integra a cultura de mobilidade urbana mais expressiva nas cidades do litoral paranaense, sendo o meio de transporte mais utilizado e democrático da região, adotado por pessoas de todas as idades e de todas as classes
sociais, mas com pouca atenção dos poderes públicos.

No último mês de julho, o Programa esteve, juntamente ao curso de Gestão de Turismo da UFPR Litoral, por meio do projeto de extensão Cicloturismo e Turismo de Base Comunitária, participando da primeira expedição para criação da “Rota Caiçara de Cicloturismo”. Esta rota vai passar por sete municípios do litoral paranaense e tem o objetivo de valorizar a cultura caiçara e desenvolver o turismo sustentável na região.

Esperamos que o triste caso Pamela Vaz reascenda o empenho da sociedade junto aos poderes públicos pela qualificação das políticas públicas voltadas a ciclo-mobilidade no litoral paranaense, reconhecendo, promovendo e valorizando este meio de transporte e avançando nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

– Texto elaborado por Ana Elisa de Castro Freitas, docente no curso de Licenciatura em Artes do Setor Litoral/UFPR e colaboradora do Programa CICLOVIDA.