Mundo Mágico da Leitura apresenta oficinas em conferência nacional de educação
Por Gabriel Tassi Lara (estudante de jornalismo)
Conane Caiçara aconteceu entre 23 e 25/6, na UFPR Litoral, e teve sete oficinas ministradas pelo MML
Foto: Miranda (2022) – Contação de Histórias com a Vovó Juju
O Programa de extensão Mundo Mágico da Leitura (MML) participou, entre quinta-feira e sábado (23 a 25/6), da 5ª Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação, a Conane Caiçara 2022.
O programa apresentou sete oficinas abertas à população, e beneficiou cerca de 400 crianças de sete escolas diferentes. O evento aconteceu na UFPR Litoral, em Matinhos, e teve manifestações culturais voltadas às crianças e à comunidade, com o projeto Conane Caiçarinha.
O Mundo Mágico apresentou oficinas de contações de histórias ministradas pela personagem Vovó Juju; brincadeiras sobre como desenhar a fauna brasileira; as atrações Bom Dia Todas Cores, Engrenagem do Trem, O Pequeno Cientista; e uma cartografia do livro Quem Soltou um Pum. O Mundo Mágico também apresentou a oficina Biodança, em parceria com o Projeto Cultura Algures.
Conane
A Conane visa debater formas de construir uma educação de transformação social e popular. Neste ano, a conferência contou com a presença de educadores renomados nacional e internacionalmente, e teve atrações voltadas também ao público geral.
O evento trouxe conferências, diálogos, rodas e painéis que tiveram a participação de povos ancestrais originários e movimentos sociais da região. Esta é a quinta edição da Conane, que é organizada pelo Coletivo ANE, vinculado ao curso de Especialização Alternativas para uma Nova Educação, da UFPR Litoral. Esta foi a primeira edição que aconteceu no litoral paranaense.