Mesa temática colocou eleição em debate

8 de junho de 2020 - 10h54

Dia 3 de junho, a direção do Setor Litoral promoveu a mesa temática “Eleição para Reitor/a na UFPR: conjuntura e possíveis desdobramentos”. Foram convidados o professor Renato Bochicchio, diretor do Setor litoral no quadriênio 2016 a 2020, e docente da Câmara do Curso de Gestão Ambiental, e o professor Rodrigo Horochovski, docente na Câmara do curso de Gestão Pública e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. A mediadora foi a Professora Cláudia Garcia Cavalcante, professora da Licenciatura em Linguagem e Comunicação, curso que coordenou no biênio 2018-2020. O evento contou com a colaboração de Vanessa Wosniak, da Seção de Gestão Administrativa do Gabinete da Direção, na preparação do ambiente virtual e na mediação do chat, no qual perguntas podiam ser encaminhadas aos convidados.

A proposta da Mesa surgiu em uma reunião de coordenadores do Setor, com o objetivo de debater esta pauta da universidade, na qual o processo de escolha precisa ser realizado de maneira a resguardar a autonomia universitária. Como pontuou a professora Cláudia, na abertura do evento, “Sabemos da importância de fortalecer tanto a autonomia didática quanto a administrativa das instituições federais de ensino, que se veem sob ameaça, em especial com o avanço de políticas autoritárias no país, haja vista o número de instituições que estão sob a gestão de interventores nomeados pelo Ministério da Educação”. Segundo ela é um cenário que aflige a comunidade universitária e a Mesa teve a intenção de informar a comunidade acadêmica sobre a dinâmica de escolha de um reitor em uma universidade federal e contextualizá-la, principalmente nesse momento de suspensão de calendário acadêmico em que estamos, devido à Covid-19.