Mercado de peixe de Matinhos ganha nova fachada

7 de dezembro de 2018 - 14h31

O mercado de peixes de Matinhos está com cara nova para a temporada de verão deste ano. Uma ação conjunta entre a secretaria de turismo da prefeitura de Matinhos e o projeto de extensão Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais, da UFPR Litoral, resultou na elaboração e execução da pintura de mural para o mercado municipal do peixes. As ilustrações trazem elementos do ecossistema marinho do litoral do Paraná. Como conta a professora Carla Ruschmann, coordenadora do projeto, “aceitamos o desafio e elaboramos o mural com a consultoria da Associação MarBrasil, indicada pelo programa Labmóvel (UFPR)”. Após a elaboração das ilustrações, o mural foi aprovado pela Associação dos Pescadores do Mercado do Peixe, pela Secretaria de Meio Ambiente e do Turismo e a pintura começou.

A obra foi executada pelas bolsistas do projeto de extensão, por estudantes do curso de licenciatura em artes e voluntários externos. Sheron Nunes, estudante de Artes, decidiu ser voluntária para ajudar a melhorar autoestima dos comerciantes e pescadores. “Nas primeiras horas de pintura todos foram acompanhar o processo e se disponibilizaram a nos ajudar. Ouvi que o mercado estava precisando de uma cara nova. Foi importante notar essa relação positiva da universidade com a comunidade, notar os comerciantes e pescadores se identificando através da arte, e vivenciar tudo isso”, contou Sheron.

Para a empresária Léa Resende Archanjo, de 70 anos, participar da pintura junto com estudantes de artes, guardadores de carros e vendedores ambulantes foi uma experiência rica e inesquecível. “O mercado de peixes ficou lindo e nosso trabalho está lá eternizado naqueles painéis que serão atração turística da cidade. Parabéns à UFPR e à professora Carla por envolver a comunidade num projeto que tanto beneficia nosso município”, declarou Léa.