Gabrielly de Lima Ruteski, estudante de Saúde Coletiva da UFPR e idealizadora do projeto “Mãos que Falam”, visando à acessibilidade para pessoas surdas de Matinhos-PR, foi convidada nessa segunda-feira, 05 de julho de 2021, pelo vereador Márcio da Silva, na cidade Dois Vizinhos Estado do Paraná, para desempenhar a função de embaixadora desse projeto no MunicÃpio de Dois Vizinhos (Projeto de Lei do Legislativo 009/2021).
O Mãos que Falam prevê tradutores e intérpretes da LÃngua Brasileira de Sinais- Libras, e outros profissionais capacitados para o atendimento de pessoas surdas em todas os setores de repartições públicas.
O Projeto de Lei entrou no Expediente da 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 05/07/2021 às 19h30, no Plenário da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos, com a presença de Gabrielly que prestou entrevista sobre seu projeto e explicou a sua luta pela garantia dos direitos das pessoas surdas de maneira a elucidar aos vereadores presentes e à comunidade.
Essa ação representa um passo a mais na luta pelo direito das pessoas surdas e do importante papel e atuação do sanitarista na proposição de projetos e polÃticas públicas, os quais podem e devem transcender territórios.