Live abordará leitura e escrita durante a pandemia

 15 de junho de 2020 - 15h21

Pra sair dessa maré é um projeto Lives da Direção da UFPR Litoral em que dois especialistas vão refletir sobre diferentes aspectos de um tema importante nesse momento de enfrentamento da pandemia do covid19. É um espaço para problematizar, mas também esperançar. No Faceboock da UFPR Litoral. Toda sexta-feira, das 17 às 18 horas.

Dia 19/06 РQual ̩ o lugar da leitura e da escrita na pandemia?

Mediador: Fabio Messa (Doutor em literatura e docente UFPR Litoral)
possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-RS (1991), graduação em Letras – Licenciatura – Língua e Literatura Bras. pela UFRGS (1993), graduação em Educação Física – Licenciatura pela UFSC (2005), mestrado em Literatura pela UFSC (1997), doutorado em Literatura pela UFSC (2002), é mestre em Educação Física pela UFSC (2010). Atualmente é Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação e do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR Litoral. No campo da Comunicação, tem experiência na área de Comunicação e Produção Audiovisual, com ênfase em Roteiro e Adaptação da Literatura para vídeo, Semiologia do Cinema, Edição e Redação Jornalística, Semântica Geral e Argumentativa, Teoria da Comunicação e Retórica da Ficção. No campo da Educação Física, tem experiência em Ginástica Geral, Natação, Atividades Aquáticas, Esporte e Mídia-Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura – análise do discurso – ficção – jornalismo impresso, roteiro cinematográfico e adaptação em vídeo, ginástica geral, natação, mídia esportiva e semiótica. É membro efetivo do Grupo de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva, do LaboMidia/UFSC, no qual desenvolve trabalhos nas linhas de análise de produtos midiáticos, estudos de recepção e de mídia-educação.

Convidada: Tânia Ramos (Doutora em Literatura e docente UFSC)
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular e coordena o núcleo Literatura e Memória da UFSC, núcleo com projetos aprovados pela FAPESC e CNPq. Faz parte da Coordenação Geral da Revista Estudos Feministas e do Conselho Editorial das revistas, UniLetras, Mafuá Ciências e Letras, Literatura Hoje, Signótica e Anuário de Literatura. É professora de Literatura Brasileira e Estudos Literários nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Letras e Literatura na UFSC. Atua, pesquisa e publica nas linhas de pesquisa História e Memória, escritas de si e gênero.

Dia 26/06Você sabe de onde vem o seu alimento?, com professor Paulo Rogério Lopes e Jonas Aparecido de Souza – agricultor do Acampamento José Lutzenberger. 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300