IX Feira de Ciências reuniu mais de 80 trabalhos

31 de outubro de 2019 - 16h48

O programa de extensão Labmóvel, do Setor Litoral, promove há quase uma década um intercâmbio de conhecimentos entre estudantes do ensino fundamental (séries finais – 6° a 9°ano), ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA) dos municípios do litoral do Paraná. A Feira, que integra a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, incentiva a busca pelo conhecimento e a integração entre os vários níveis de ensino, mobilizando o interesse para as áreas das ciências e a sua divulgação. O coordenador do programa e coordenador de cultura da Proec/UFPR, Rodrigo Arantes Reis, ressaltou a parceria consolidada com o Sesc Caiobá, o que permitiu reunir as atividades em um só local.

Neste ano, foram inscritos 86 trabalhos, desenvolvidos em 18 escolas, por 203 estudantes e 30 professores. Das 18 escolas participantes, apenas duas são da rede particular. Durante o evento avaliadores percorreram os estands e o resultado das avaliações apontou os trabalhos vencedores. Nesta edição foram 22 premiações, incluindo a de voto popular.

Creditação para a extensão
A IX Feira ainda foi um laboratório para um experiência piloto que pode servir como um dos modelos de creditação para a extensão. Segundo Reis, estudantes orientados por três professores do curso de licenciatura em ciências foram para escolas de diversos municípios e ajudaram na organização da participação das escolas na Feira. “Esse processo integrou as atividades acadêmicas de estágio e fundamentos teóricos práticos (FTPs) de 26 universitários, que atuaram junto a cinco escolas. Parte do estágio que eles desenvolvem nas escolas envolve a preparação para a Feira”, destacou o coordenador.