Interações Culturais e Humanísticas na prática

 6 de dezembro de 2022 - 6h00

As Interações Culturais e Humanísticas (ICHs), fazem parte do Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral, possibilitam a interdisciplinaridade entre os diversos cursos e a aproximação com a comunidade e contribuem para a ampliação do universo informacional e crítico dos discentes, de maneira a ficarem atentos para a diversidade presente nas diferentes realidades da vida em sociedade.

No dia 30/11/2022, a ICH Desigualdade, violência e cultura política: impactos na proteção social (oferecida pelo curso de bacharelado em Saúde Coletiva), teve a participação do professor Dr. Ricardo Costa Oliveira do curso de Sociologia da UFPR que dialogou com os discentes sobre a sua área de pesquisa e ensino.

Com três décadas dedicadas ao reconhecimento das características das relações estabelecidas entre o Estado e as Heranças Políticas perpetuadas no Brasil, a participação do professor Ricardo contribuiu com os debates que vem sendo realizados através da ICH, visando reconhecer as diferentes facetas da desigualdade social e criminalização das condições de vulnerabilização.

De forma articulada ao conteúdo, os discentes puderam conhecer também o trabalho desenvolvido pelo Conselho da Comunidade de Matinhos e do Programa de Extensão que envolve discentes e profissionais dos cursos Serviço Social e Direito, voltados para o atendimento e garantia de direitos de pessoas que estão em processo de execução penal.

A atividade ocorreu através da participação da assistente social Gabrielle Paula de Oliveira e possibilitou reconhecer algumas das características do Sistema Penal brasileiro, realizando questionamentos sobre a condição de cidadania e democracia presentes em nosso país.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300