Inclusão através do Cinema

25 de agosto de 2016 - 15h41

O projeto “Inclusão através do cinema” apresenta, dia 06 de outubro, 19 horas, o filme “A Família Bélier”. O principal objetivo da reprodução é conscientizar a comunidade acadêmica para questões voltadas a interação dos surdos.

A produção narra a história de uma família de agricultores franceses, na qual pai, mãe e um dos dois filhos são surdos. A outra filha, Paula, é o que cientificamente chama-se de Child of Deaf Adults (CODA), ou seja, Filhos Ouvintes de Pais Surdos.

Paula vive entre o uso das línguas francesa e francesa de sinais, fazendo a tradução e a interpretação destas desde pequena.

Ao entrar no colegial, Paula começa participar do coral de sua escola e é percebida como um fenômeno para a música. No entanto, ao ser convidada para um teste na Radio France, Paula precisa decidir entre cantar, desejo incompreensível pelos pais surdos, ou continuar a sua atividade como intermediadora na comunicação de sua família com a comunidade que frequenta os negócio na fazenda de seus pais.

O filme é uma oportunidade ímpar para que os sujeitos ouvintes, não falantes de línguas de sinais, ou desconhecedores da Cultura Surda, possam refletir sobre os diferentes arranjos familiares que contam com um ou mais membros surdos.

Inscrições

Mais informações: Sepol – Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários e Casa Litoral