III Semana Acadêmica de Licenciatura em Geografia

 6 de novembro de 2023 - 9h25

Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023 acontecerá a III Semana Acadêmica de Licenciatura em Geografia, a III SALIGEO, com o tema: As políticas públicas neoliberais, seus desdobramentos na geografia escolar paranaense e nos conflitos por terra e território.

O tema escolhido para este ano é reflexo do avanço do neoliberalismo e a perversidade das políticas públicas de desmonte da educação, pondo em xeque a autonomia e retirando o exercício pleno do professor na sala de aula.

Considerando que durante as discussões para a escolha do tema iniciava-se um contexto político em que o neoliberalismo encontrou formas violentas de atacar os movimentos sociais e principalmente os povos originários, tornou-se evidente que é urgente a discussão aos olhos da educação. Em decorrência dessas nuances políticas, com a CPI do MST e o PL/490 do Marco Temporal apresentando que a perversidade do fascismo está cada vez mais longe de se superar, é necessário discutir formas de enfrentar essas políticas e de como articular o ensino da Geografia para a justiça social e a produção de espaços que não reproduzam a lógica capitalista.

Inscrições aqui.
Veja a programação a seguir!
Mais informações: @caligeolitoral ou caligeolitoral@gmail.com

(com informações e arte de Marcos Elielton Simões, revisado por Luís Fernando da Costa Júnior/SECOM)

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300