II SBDTS РUm marco no debate de quest̵es ambientais

17 de novembro de 2017 - 16h31

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou o II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (II SBDTS) nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017, no Setor Litoral da UFPR, localizado no município de Matinhos – PR.

O II SBDTS ocorreu em uma região considerada um dos maiores hotspots de biodiversidade do planeta, correspondendo a um dos últimos remanescentes contínuos de Floresta Atlântica costeira do Brasil e ainda relativamente conservada, ao mesmo tempo em que representa uma região economicamente vulnerável no âmbito do Estado do Paraná, paradoxalmente o maior exportador de soja do Brasil e, consequentemente, do mundo em termos de área/produção. Este contraste gerado a partir da influência portuária, pressão turística, especulação imobiliária, dentre outros fatores, faz com que produtores da agricultura familiar, comunidades tradicionais que vivem à base da pesca artesanal e outros componentes típicos do Litoral do Paraná se coloquem à míngua de um processo voraz de crescimento, que se manifesta sob formas socioambientalmente degradadoras.

O evento teve como objetivo principal a promoção do intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), do qual participaram cerca de 400 docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais de diversas áreas, oriundos de 12 diferentes regiões do país, além de nações como a Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru.

A programação do evento contou com a apresentação de trabalhos (resultados de pesquisa e extensão) com interface às temáticas fundantes do PPGDTS, representadas essencialmente pelos eixos temáticos: a) Socioeconomia e Saberes Locais; b) Redes Sociais e Políticas Públicas; e c) Ecologia e Biodiversidade. O II SBDTS contou com a presença de professores/pesquisadores renomados, atuando como conferencistas: Prof. Dr. Rogério Haesbaert (UFF), abordando o território sob um olhar latino-americano e integrador; Prof.ª Dr.ª Vládia Oliveira (Prodema/UFC), discutindo o ordenamento territorial sob perspectivas regionais e inter-regionais; e Prof. Dr. Luiz Marques (Unicamp), prospectando e debatendo cenários em risco de colapso socioambiental. Duas mesas de discussão – Socioeconomia e DTS e Sociodiversidade e DTS –, agregando profissionais da área de Ciências Ambientais, enriqueceram ainda mais a programação do evento.

Em 2019 o SBDTS entrará em seu terceiro ciclo, consolidado no calendário científico nacional e objetivando maior projeção internacional, após o verdadeiro marco que desempenhou no debate de questões ambientais dentro de uma ótica interdisciplinar contemporânea.