Evento coloca em pauta novas formas de educação

8 de maio de 2017 - 8h16

Entre os dias 01 e 03 de junho a UFPR Litoral sediará a II Conferência de Alternativas para uma Nova Educação (Conane) Caiçara. A primeira edição de evento aconteceu em 2016, em Morretes, quando os professores do Setor Litoral Valdo Cavallet e Lenir Maristela da Silva, que participam do movimento Conane Nacional, promoveram a primeira edição regional. Neste ano, a Conferencia será realizada nos dias 1º a 3 de junho, em Matinhos, e contará com a presença dos educadores José Pacheco, Celso Vasconcellos, Sonia Goulart, Thatyana Gouvêa, Marcos Vaz Pinto e Fernanda Pasquale.

Segundo a professora Lenir, o evento tem o objetivo de integrar, dialogar, compartilhar e aprofundar conhecimentos e vivências em novas alternativas educacionais. “Ele é uma proposição coletiva, fruto de intencionalidade e trabalho de um conjunto de educadores e educadoras que partilham do princípio da educação, como um espaço de transformação e emancipação humanas. Os princípios que fundamentam esse movimento são: integralidade, solidariedade, diversidade, realidade, democracia e dignidade”, esclarece Lenir.

A terceira edição nacional do evento será realizada na UNB, em Brasília, entre os dias 15 e 17 de junho. Mais informações: http://conane.pro.br/

Iniciativa local
Após participarem do I Conane Caiçara, alguns estudantes de pós-graduação do Setor Litoral, decidiram investir em um projeto de educação inovadora para seus filhos. Assim surgiu a Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga (Coamar), que oferta atividades para crianças de dois a seis anos de idade, no período da tarde, promovidas pelos pais, que se revezam por escala, uma educadora e voluntários da comunidade acadêmica.

Fernanda Pasquale, mãe de Naruê e Mainá, que participam do projeto, explica que os pais precisam se envolver tanto no cuidado com as crianças como na estruturação intelectual, física e prática das atividades. “A iniciativa não é feita para aquelas famílias que querem um lugar para deixar as crianças, aqui é fundamental a participação dos pais no desenvolvimento do projeto e no cuidado com as crianças”, explica Fernanda, que é responsável pela escala de participação pais e demais voluntários. Esse envolvimento permite, que além do cuidado cotidiano, sejam ofertadas atividades como musicalização, yoga, expressão corporal, agroecologia, entre outros. Atualmente o projeto atende dez crianças e o sonho do grupo é ampliar a oferta, envolvendo mais famílias.

Fernanda ainda ressalta que apoiam a abertura do espaço da brinquedoteca, no Setor Litoral, no período noturno porque “a maior parte dos cursos de graduação da UFPR Litoral é noturna e  muitas pessoas deixam de fazer os cursos, ou mesmo os abandonam, por não existir um espaço de atenção às crianças nesse período”.

Além do projeto Coamar, outras iniciativas fomentam a discussão e o estudo de novas formas de educação no Setor Litoral, entre elas o curso de especialização em Alternativas para uma Nova Educação, que derivou do movimento brasileiro e latino-americano por uma nova educação que organizou a partir de 2013 as Conferências Nacionais de Alternativas para uma Nova Educação, e a Interação Cultural e Humanística (ICH) sobre o mesmo tema, na qual estudantes, de qualquer um dos cursos de graduação do Litoral, podem participar semanalmente, nas manhãs das quartas-feiras.

Inscrições: de 09 a 31 de maio de 2017
Público alvo: Professores da educação básica, estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação e membros de comunidade.
Inscrições: Para quem tiver interesse no CERTIFICADO a inscrição custará R$10,00 que deverão ser pagos no primeiro dia do evento na recepção do auditório. Para os demais é GRATUITA.
Local: UFPR Litoral – Auditório Juliano Fumaneri Weiss
Número de vagas: Vagas: 390
Certificado: O certificado de participação tem o custo de R$10,00 (pagos no local do evento) será  enviado APENAS  por e-mail, conforme as informações preenchidas na ficha de inscrição. Não será fornecida segunda via do certificado.

Incrições (clique aqui)