I Sarau Literário em LIBRAS encerra o semestre

5 de maio de 2022 - 14h50

Na noite de ontem (04/05/22) o auditório Juliano Fumaneri Weiss, no Setor Litoral da UFPR, acolheu o I Sarau Literário em LIBRAS, evento realizado e coordenado pela docente Adriana Silva, com apoio do Laboratório de Interculturalidade e Diversidade/LaID. A organização do evento, em todas as etapas de sua realização, contou com a colaboração atuante da comissão composta por discentes do módulo de LIBRAS . Aberto à comunidade externa, professoras e estudantes do Colégio Estadual Gratulino de Freitas e da Escola Municipal Governador Moisés Lupion, ambos da cidade de Guaratuba, foram convidados a participar do evento com apresentações e depoimentos, além de uma plateia diversa e entusiasmada, composta pela comunidade acadêmica e comunidade local.

Ao longo da noite, no palco iluminado do auditório, perfilaram várias apresentações na Língua Brasileira de Sinais: músicas, poemas, poesias, performances, piadas. Os participantes vivenciaram a cultura surda, tendo LIBRAS como língua reconhecida pela comunidade surda no Brasil. Palmas sonoras emocionaram os presentes; geralmente reproduzidas na comunidade ouvinte, os aplausos foram massivamente substituídos pelo sinal correspondente em LIBRAS: “após cada apresentação, a plateia, silenciosa, parecia um jardim de mãos elevadas agitando em sinal de entusiasmo e agradecimento. Gratificante o empenho de todos, todas e todes na realização do Sarau” comenta a coordenadora, professora Adriana Silva.

A acessibilidade em libras foi feita pela Intérprete da UFPR Litoral, Ana Paula de Lima Santos. A organização do evento agradece aos discentes do módulo de LIBRAS, às escolas Moisés Lupion e Gratulino de Freitas, pelas belas apresentações, evidenciado que LIBRAS é fundamental não apenas para a inclusão de surdos no meio social, mas para uma cultura de empatia, cidadania, diversidade e paz. Estendendo os agradecimentos ao LaID, coordenado pela professora Ana Elisa Freitas, às equipes das unidades de Eventos, de Comunicação e à SEPOL, do Setor Litoral, e a todos envolvidos no evento; a coordenação já se prepara para a segunda edição do sarau.

Confira as imagens na página do Facebook e do Instagram da UFPR Litoral