Graduandos participam de parlamento jovem

12 de novembro de 2018 - 17h14

Na última semana, dois estudantes do Setor Litoral, Felipe Lazoski, de Gestão de Turismo, e Marco Scavazza, de Administração Pública, participam do projeto Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O programa anual é coordenado pela Escola do Legislativo e tem a participação de oito instituições de ensino superior: UFPR, PUC, Unibrasil, Uninter, Unicuritiba, FAE, Opet, Tuiuti ou Universidade Positivo.

O Parlamento Universitário é projeto de ensino, pesquisa e formação política, centrado na simulação das atividades da Assembleia Legislativa, que tem como objetivos oferecer conhecimento e vivências das atividades políticas do parlamento; melhorar a relação entre Estado e sociedade civil; e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo brasileiros.

Segundo Felipe Lazoski, o objetivo do programa é simular o trabalho de um deputado estadual. “A UFPR tem dez vagas, é a segunda maior bancada do parlamento universitário, e a maioria dos participantes cursa direito, porém, da UFPR, participam também um estudante de agronomia, um de engenharia elétrica e um de ciências sociais”, explicou o Lazoski.

O deputado-estudante Felipe Lazoski (UFPR) apresentou o projeto de lei nº 7/2018, que declara patrimônio cultural do Paraná as batalhas de rima, competições ligadas à cultura hip hop, que incentivam a criação de letras e rimas nas músicas. “Esse projeto defende a cultura marginal. As batalhas de rima, assim como todas as outras formas de cultura, vêm sofrendo forte repressão e há falta de investimentos”, explicou.

Os participantes da Escola atuam diretamente nos trabalhos parlamentares, visando compreender como funciona a Assembleia Legislativa e conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas brasileiras. O grupo de universitários passou por um treinamento no mês de junho, os selecionados enviaram suas proposições em outubro e nas semanas entre 29 de outubro a 09 de novembro participaram das sessões parlamentares.

Para Marco, os estudantes que participam do evento aprendem na prática sobre a vida parlamentar. “Retornamos mais hábeis para discussões e competentes para fiscalizar e realizar críticas construtivas, bem como promover e propagar esse conhecimento” relatou o estudante.