Gestão e políticas culturais são tema de evento

 15 de junho de 2018 - 9h34

O Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná abre oficialmente o Circuito de Cultura e Arte UFPR Matinhos na tarde desta sexta-feira. O evento visa discutir com os dirigentes locais temas como o patrimônio, turismo e gestão cultural. Para isso, foram convidados os seguintes palestrantes:  Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR),  Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal (UFRGS) e José Roberto Lança (Unirio).

Os objetivos do evento são promover o desenvolvimento através de um olhar múltiplo sobre cultura, desde suas bases tradicionais até as suas relações contemporâneas; discutir alternativas ao pensamento dicotômico e vocacional dos territórios, como possibilidade para a construção de políticas culturais socialmente sustentáveis; sensibilizar atores sociais para a importância de se pensar o desenvolvimento cultural em sua amplitude e diversidade, como uma alternativa para o desenvolvimento socioeconômico da região do litoral do Paraná.

Linhas do painel de debates:

1) Culturas e sociedades contemporâneas. Cultura Viva e Resistências – Patrimônio Cultural do Litoral Paranaense.

Palestrante convidada:  Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas – Realizou pós-doutorado no ano de 2012 no Colégio do México, México. Concluiu o Doutorado em Historia pela Universidade Federal do Paraná em 1998. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília em 1987. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Paraná do do Programa de Pós-graduação em Sociologia. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em teoria social e sociologia da cultura. Diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (2002-2010). Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da sua produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: juventude, culturas juvenis, violência, cidadania, imaginários sociais, identidade social, sociabilidade, antropologia visual, estigma, fotografia como instrumento de pesquisa, comunicação e cultura. Atualmente realiza pesquisa comparativa sobre culturas juvenis no México e Brasil.

2) Cultura e Turismo e as perspectivas do Turismo Cultural.

Palestrante convidada: Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal – Jornalista, mestra em Artes Visuais/UFRGS, doutora em Comunicação Social/PUCRS. Seu estágio pós-doutoral foi realizado junto a Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto. É autora dos livros Turismo, Políticas Públicas e Cidadania (Aleph, 2008) Imagens e imaginários no Turismo (Aleph, 2005) e Alegorias urbanas, o passado como subterfúgio: tempo, espaço e visualidade na pós-modernidade (Papirus, 2006), Salas de Cinema, cenários porto-alegrenses. Possui ainda vários artigos em revistas e livros, destacando-se os temas cultura, cidade e turismo, a partir de suporte teórico da pós-modernidade. Edita a Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade (Qualis B2) desde 2009. É professor na Universidade de Caxias do Sul, onde leciona, orienta e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado  e Doutorado, tendo linhas de pesquisa associadas, a partir da pós-modernidade, aos temas Cidade, Cultura e Gastronomia. Também atua como consultora em projetos na área de Artes, Cultura e Turismo.  Foi diretora científica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2009-2011 e membro de seu Conselho Científico em anos subsequentes. Eleito em 2013 como Destaque em Pesquisa – ANPTUR. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2.

3) Gestão e Políticas Culturais – Responsabilidades, tendências e atualidades.

Palestrante convidado:  Me. José Roberto Lança – Mestre em Teatro pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO, em 2003. Especialista em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná, em 2000. Graduado em Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná, em 1997. Atualmente é Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, desde 2005, sendo o responsável na elaboração e aprovação de projetos das áreas artísticas realizadas na Fundação, como: Teatro, Música, Dança, Artes Visuais, Literatura, Cinema, Patrimônio, Grandes Eventos e Incentivo à Cultura.  Atuou como Assessor Técnico da Consultoria de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Curitiba e coordenador de cursos e oficinas para professores e alunos da Rede Municipal.

Debatedores:

Profa. Dra.  Ana Josefina Ferrari – Pós Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas com a pesquisa Memória de mulheres quilombolas: análise das falas de mulheres quilombolas da comunidade de Batuva – Guaraqueçaba – Paraná (2013-2014), com bolsa CNPq processo número:503701/2012-2 . Participa do Grupo de pesquisa Mulheres em Discurso cadastrado no CNPq. Doutora em Lingüística na área de Análise do Discurso na Universidade Estadual de Campinas. Ficou por um período de quatro meses consultando a biblioteca da Michigan State University (MSU) -East Lansing- EUA e estabelecendo contatos com o grupo de pesquisas do Professor Peter Beattie. Realizou doutorado sandwich, durante dois meses, financiado pela CAPES, na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) trabalhando com a Professora Maria Marta Garcia Negroni. Possui título de graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente em análise do discurso e em língua espanhola. Na área de Análise do Discurso desenvolve sua pesquisa estabelecendo um diálogo com a semântica do acontecimento, com a historia e a antropologia trabalhando fundamentalmente na analise de corpus relacionados com comunidades quilombolas do Litoral Paranaense. Publicou o livro A Voz do Dono, editora Pontes 2006, Hacia el Español, editora Educarte 2006, Ensaios de Língua e Literatura Hispanoamericana Ediunioeste 2003 e vários artigos.

Beni Moura Cardozo – Atuou por vários anos no Conselho Municipal de Cultura de Paranaguá. Atualmente é membro titular no Conselho Estadual de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, como representante da Sociedade Civil da Macrorregião do Litoral. Graduada em história e pós-graduada em história da arte do século XX, atua na área das Artes Visuais e Gestão Cultural. Atuou entre 2013 a 2016 como diretora de cultura e coordenadora de projetos na Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá. Foi administradora da Casa da Cultura Monsenhor Celso, em Paranaguá, de 1997 a 2004. Recebeu os prêmios: Governo do Estado, no 12º Salão Paranaense da Paisagem, em Maringá; Indicação Exposição Sala Miguel Bakun, nos 8º e 9º Salão de Artes do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; 1º lugar na Exposição de Verão da Associação Parnanguara de Artes Visuais; 3º lugar na Exposição de Artes da Semana da Mulher, em Paranaguá. Realizou diversas exposições individuais e coletivas com destaque à individual Desfazer-se na Casa João Turin, em 2009, e a coletiva Ícaro e o Labirinto, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná em 2016.

Profa. Ma. Celeste Fernandez  – Professora de produção cultural para o curso de Tecnologia em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Sociologia pela Universidade Paris VII Denis Diderot e Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle, iniciou sua carreira em 2005, no Centro Nacional de Artes LUCERNAIRE, como assistente de programação para cinema. Elabora e desenvolve projetos culturais em Curitiba desde 2008. É professora do curso de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR desde 2012.
Mediadora:

Profa. Dra. Carla Beatriz Franco Ruschmann – Coordenadora da Comissão Litoral do Circuito Cultura e Artes UFPR – Matinhos; Doutora em Belas Artes pela Universidade de Granada- Espanha (2003);  graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1995). Foi Professora substituta do Deartes (UFPR), no curso de Artes visuais (2005-2007); Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral desde 2007, aonde lecionou no curso Tecnólogo em Turismo,  atualmente leciona nos cursos de Licenciatura em Artes, e na Especialização da Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Tem experiência na área de Artes Visuais atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Artes Integradas, Pintura, Fotografia, História da Arte, Arte e Cultura, Arte Geométrica; e nas relações interdisciplinares de Artes e Educação Ambiental, e Artes e Matemáticas.

Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná
Data: dia 15 de junho
Horário: 13h30 às 17h30
Abertura oficial do Circuito e do Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná
Local: Auditório UFPR Setor Litoral – Caiobá – Matinhos

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300