O projeto de extensão UFPR Litoral Sustentável, coordenado pela professora Sandra Simm, promoveu a palestra Gerenciamento de ResÃduos na UFPR, na última quarta-feira (28/08). A palestrante convidada foi a gestora ambiental Regina Célia Zanelatto, da Divisão de Gestão Ambiental (DGA), da UFPR (http://www.dga.ufpr.br). Regina salientou que nos últimos anos a UFPR passou por vários processos de adaptação para poder atender à s legislações vigentes relacionadas à destinação correta dos diferentes tipos de resÃduos produzidos nos campi da Universidade, em Curitiba.
Os rejeitos simples, que podem ser reciclados (papel, plástico, vidro, isopor, loga vida, metais, entre outros), são atualmente destinados à Cooperativa Catamare e os resÃduos tóxicos (lixo hospitalar, resÃduos quÃmicos, lâmpadas, etc) são recolhidos por empresas especializadas contratadas. “Parte dos resÃduos também são destinados a projetos desenvolvidos em diferentes departamentos da UFPR para a produção de biomassa verde, biodiesel, compostagem, entre outros”, explicou Regina. Para ela, o principal desafio é ampliar a educação ambiental para que toda a comunidade acadêmica esteja consciente e colabore com a destinação correta dos resÃduos. “A educação ambiental, a formação de multiplicadores tem que ser permanente, temos que estar o tempo todo sensibilizando”, enfatizou a gestora.
A UFPR Litoral agora conta com o apoio do projeto de extensão UFPR Litoral Sustentável para dar apoio aos processos de gestão e sensibilização da comunidade acadêmica. Neste ano, além de palestras, estão sendo realizadas oficinas com as crianças que participam do contra-turno escolar nas dependências da UFPR e instalados pontos de coleta de resÃduos especiais, como o galão de coleta de óleo de vegetal (em frente à mecanografia). Em breve também serão implantadas em todo campus Litoral lixeiras duplas (uma para lixo comum e outra para recicláveis), para melhorar o a destinação dos mesmos para as cooperativas e para a coleta regular, feita pelo municÃpio. A equipe de funcionários contratados para fazer a manutenção e limpeza do campus Litoral esteve presente na palestra e reforçou que é fundamental a colaboração de todos que transitam pela UFPR Litoral, na destinação correta dos resÃduos.