Evento reúne gestores de campi fora de sede

12 de setembro de 2019 - 12h50

Entre os dias 12 e 14 de setembro, a Direção da UFPR Litoral coordenará, em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Campus Governador Valadares e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)/Campus Porto Seguro, as atividades do I Seminário do Forcampi (Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino), realizado nas dependências do campus Porto Seguro, da Universidade Federal do Sul da Bahia. O FORCAMPI é resultado dos processos recentes de organização dos campi criados a partir das políticas de expansão e interiorização do ensino público federal. Atualmente coordenado pelos diretores Peterson Marco de Oliveira Andrade, da UFJF/GV e Renato Bochicchio, da UFPR Litoral, o Fórum apresenta os seguintes objetivos:

I – estudar e propor soluções para os problemas relacionados à administração dos Campi Fora de Sede ou Multicampi  das Instituições Federais de Ensino (IFEs);
II – promover trocas de experiências para o desenvolvimento dos Campi Fora de Sede ou Multicampi para a garantia da eficiência administrativa e atuação com segurança jurídica;
III – promover encontros nacionais, regionais e locais, para identificação de modelos administrativos e acadêmicos exitosos, além de formação técnica de equipes e gestores;
IV-  promover intercâmbio de informações, documentos e experiências entre os dirigentes dos Campi Fora de Sede ou Multicampi para o desenvolvimento da educação pública;
V – estimular à cooperação institucional entre as IFEs para o atendimento dos princípios constitucionais da administração pública e da educação brasileira;
VI – dialogar em rede com as demais associações, fóruns, comitês e conselhos que atuam na política educacional brasileira;
VII – buscar permanentemente representação do Forcampi na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, MEC, Conselho Nacional de Educação, Conselho Nacional de Saúde e outras instituições que lidam com questões relacionadas com a melhoria da educação federal.

Segundo Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral, “o Forcampi é resultado da realização de diversas audiências públicas no Congresso Nacional, encontros e movimentos específicos que buscaram, inicialmente, denunciar as dificuldades de muitas realidades de campi ausentes de infraestrutura e recursos humanos mínimos para seu desenvolvimento”. O diretor enfatiza que, passados dois anos, para sua estruturação, o Forcampi busca ocupar espaço no debate sobre a política educacional brasileira, em articulação com demais atores, com vistas aos enfrentamentos necessários da realidade atual brasileira. Em torno dessa realidade que serão conduzidos os debates no Seminário.

Durante os primeiros dias do evento, além do diálogo com reitores e representantes do Congresso Nacional, serão apresentados diferentes projetos universitários regionalizados, seus desafios e perspectivas. Uma das principais contribuições ao Forcampi é a participação do projeto de extensão “Observatório do Litoral Paranaense da UFPR Litoral”, que inicia sua colaboração na sistematização e georreferenciamento dos campi fora de sede e multicampi do país, enquanto produção de ferramenta dinâmica de gestão da informação e de proposição de políticas específicas aos campi (acesse o site litoral.ufpr.br). Este e outros trabalhos estão disponíveis no  Caderno de Resumos do Seminário.

No último dia, o Fórum discutirá estratégias, cronograma  para sequência de atividades e produzirá posição frente ao Programa Future-se, do MEC. Essa posição será documentada como “Carta de Porto Seguro” e será encaminhada, ao Congresso pelas mãos do deputado federal Pedro Uczai, relator da Subcomissão de Educação Superior da Câmara dos Deputados, que estará presente no Seminário.

Documentos:
Programação do evento