Evento amplia acesso à cultura e arte

17 de junho de 2019 - 15h30

De quinta-feira a sábado (13-15/6), a cidade de Matinhos teve uma programação cultural e artística gratuita para todas as idades e gostos. As atrações musicais incluíram rock, pop, MPB, samba e sertanejo. Além dessas linguagens aconteceram performances teatrais e de dança, exposição fotográfica e diversas atividades de lazer. Segundo a coordenadora do evento, professora Carla Ruschmann, a novidade neste ano foi que o edital de seleção das atrações foi organizado e divulgado pela Proec (Pró-reitoria de Extensão e Cultura). “Desse modo proporcionamos uma maior aproximação entre os campi da Universidade, já que é um evento para divulgar a nossa produção artística científica e cultural”, afirmou Carla.

Em 2019, participaram do evento 180 artistas de grupos dos quais ao menos um dos representantes tem vínculo com a UFPR. Na organização do evento, entre os estudantes voluntários, comissão e outros colaboradores, estiveram envolvidos aproximadamente 120 pessoas. “Podemos dizer que no total tivemos em torno de 300 pessoas envolvidas na promoção do Cultura e Arte”, avaliou Carla.

O grande êxito do evento foi a ampla participação do público, a praça esteve movimentada durante toda programação (14 às 22h). Os artistas, que apresentaram músicas próprias a covers reconhecidos, levaram o público a dançar e cantar junto. “Fomos muito bem acolhidos e o evento contou com excelente organização e estrutura”, afirmaram os integrantes da banda Cachorro Fedorento.

Para o diretor da UFPR Litoral, Renato Bichicchio, o Circuito Cultura e Arte representa o compromisso da UFPR de proporcionar a difusão de diferentes expressões artísticas e culturais, do popular ao erudito, à população do litoral do Estado. “Além disso, integra em sua programação parte das experiências no ensino, pesquisa e extensão do Setor, conferindo oportunidade de integração e comunicação sobre nossas atividades”, declarou Bochicchio.

A segunda edição do Circuito Cultura e Arte foi promovido pela UFPR Litoral e Proec , em parceria com a Prefeitura local, e apoio do Sesc Caiobá