Estudantes promoveram a II Semana de Serviço Social

8 de dezembro de 2017 - 17h25

O Centro Acadêmico de Serviço Social Carolina de Jesus realizou entre os dias 04 e 08 de dezembro, a II Semana Acadêmica de Serviço Social, com o tema Conhecendo e compreendendo as lacunas do Serviço Social: buscando uma nova ordem societária.

O evento foi organizado em três eixos temáticos (população negra, feminismo; e LGBT+) e contou com a participação de convidados como Alice Souza Santos, assistente social da defensoria pública do estado do Paraná, e Edilayne Ribeiro, integrante da ACESSIS. A Semana foi encerrada com a Mostra dos Projetos de Aprendizagem dos estudantes do Setor Litoral.

Para Ana Luiza Bruinjé, uma das coordenadoras do Centro Acadêmico, “a II Semana Acadêmica promoveu debates que não estão presentes na grade curricular dos cursos. Temas como racismo, feminismo e questões da população LGBT+ devem ser ativos, afirmativos e estudados”.

Tatiana S. Santos, palestrante que representou o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR) na mesa sobre População Negra, afirmou que “a profissão tem como um de seus princípios fundamentais fazer a defesa intransigente dos direitos humanos”. Tatiana abordou também a criação de um coletivo de assistentes sociais negros e negras pelo CRESS-PR e o papel do Conselho na luta pelo direito desta população.

O curso de serviço social
O Curso de Serviço Social completou 10 anos desde sua instalação no litoral paranaense e de modo comprometido com a função social da Universidade tem contribuído com a consolidação do campo profissional na região. Tais avanços resultaram da permanência de profissionais egressos nos municípios litorâneos e da luta contínua pela ampliação das políticas públicas de caráter social, sua qualificação, articulação com movimentos sociais e atuação na esfera do controle social, dentre tantos outros. Mais informações: https://litoral.ufpr.br/servico-social/

Com informações do CRESS-PR (http://www.cresspr.org.br)