Estudante de artes difunde cultura afro no Litoral

14 de dezembro de 2017 - 17h53

Milah Gouveia, estudante do sexto período de Licenciatura em Artes, no Setor Litoral, ministrou o curso de extensão Dança dos Deuses, nos último semestre. A iniciativa faz parte do projeto Laboratório de Criações Artísticas (LabArtes), coordenado pela professora Gisele Kliemann.

Milah dança desde os cinco anos de idade e é Yalorixá de candomblé e umbanda. Segundo ela, a proposta do curso de extensão Dança dos Deuses surgiu como uma derivação da exposição Deuses que dançam, que está em cartaz no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

No curso, os participantes puderam conhecer a prática da dança do Xirê de cada um dos 17 orixás do candomblé no Brasil. “O curso, que é parte do meu projeto acadêmico, consistiu em transmitir os passos básicos de cada um dos orixás do candomblé. Diversos alunos do setor Litoral participaram do curso e também tivemos participantes da comunidade local e alguns alunos do IFPR de Paranaguá”, relatou a estudante.

Para a equipe do projeto de extensão, essas ações, com sua temática artístico-cultural, procuram aproximar o público, independentemente de crença religiosa, da cultura do candomblé ao mostrar a estética das indumentárias dos seus orixás. São atividades focadas no estudo acadêmico do folclore de matriz ritualística africana.

Confira o vídeo em que Milah conta sobre sua trajetória e sobre o projeto (captação e edição: Luiz Eduardo Geara).

Exposição Deuses que Dançam
Quando: até a 25 de maio de 2018
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá (PR)
Mais informações: (41) 3313-2042 / (41) 3721-1200