Estudante atua em projeto em parceira como IFPR  

 25 de novembro de 2025 - 15h57

A estudante de serviço social da UFPR Litoral, Gabriela Nunes, organizou o evento “O Acolhimento do Jovem para Cumprimento de Medida Socioeducativa (MSE) no IFPR – Campus Paranaguá”, realizado no dia 06 de novembro. O encontro foi direcionado aos setores administrativos, com o objetivo de informar sobre a política de acompanhamento dos jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas (MSE) no município de Paranaguá. Ele faz parte do projeto de intervenção da estudante.

“Meu projeto de intervenção é a reativação das Medidas Socioeducativas no IFPR, como modalidade de prestação de serviços à comunidade. Nesse processo, o IFPR solicitou a organização de um evento para orientar e capacitar as equipes dos seus setores a receberem esses jovens. Tivemos também que reativar o termo de convênio para que o IFPR voltasse a recebê-los”, explicou Gabriela Nunes. 

A atividade contou com a presença da Juíza de Direito da Vara da Infância e da Juventude de Paranaguá, Dra. Daniana Schneider; da equipe multidisciplinar de acompanhamento dos jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas da Prefeitura de Paranaguá; e da professora Adriana Lucinda de Oliveira, do curso de Serviço Social da UFPR – Setor Litoral. O evento foi organizado pela estudante do curso de Serviço Social, Gabriela Nunes com apoio da SEPAE e da UFPR, assim como da direção do campus que apoiou a organização e participou do evento. 

Durante o encontro, a equipe de Medidas Socioeducativas apresentou conceitos relacionados ao cumprimento das medidas, suas modalidades, o perfil dos jovens atendidos, os trâmites legais e o papel de cada especialidade técnica no processo de acompanhamento. Também foram esclarecidas dúvidas dos setores e apresentados exemplos práticos de atendimentos. Reforçou-se o papel do IFPR como parte integrante da rede de proteção social, destacando seu compromisso com a inclusão e a construção de alternativas de projeto de vida a partir da educação. 

A Dra. Daniana abordou o contexto da realidade local de Paranaguá, discorrendo sobre as atribuições dos três poderes e as bases legais que regem o tema, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura prioridade absoluta aos adolescentes e defende a doutrina da proteção integral. Foi enfatizado que o adolescente se encontra em condição peculiar de desenvolvimento e necessita de atenção especializada. 

O evento representou um momento de grande relevância, com o propósito de quebrar estigmas e preconceitos, além de promover a informação e o diálogo intersetorial. A iniciativa também surgiu em resposta à demanda dos próprios setores, visando à reativação do IFPR – Campus Paranaguá como campo de cumprimento de Medida Socioeducativa na modalidade de Prestação de Serviço à Comunidade. 

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000