Estefan Iatcekiw realizou concerto em Matinhos

 13 de junho de 2018 - 16h10

Na noite do dia 12 de junho, o jovem e premiado pianista, Estefan Iatcekiw, esteve em Matinhos para fazer um concerto em homenagem à cidade. A apresentação aconteceu na Igreja Matriz, que esteve lotada. Ao som dos aplausos Estevam foi recebido pelo diretor da UFPR Litoral, Renato Bochicchio, que fez a abertura do evento, anunciando o início do Circuito Cultura e Arte UFPR Litoral. As atrações do Circuito têm sequencia nos dias 15 a 17 de junho, com diversas atrações acadêmicas e culturais, todas gratuitas (programação completa). Estiveram presentes no evento, o prefeito, Ruy Hauer, vereadores do município e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), Helinson Pampuch.

Na sua fala, Bochicchio agradeceu todos que ajudaram a realizar o concerto, entre eles a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR (Proec), a Prefeitura Municipal de Matinhos, a coordenadora do evento professora Carla Ruschmann e toda equipe. O diretor agradeceu ainda às doações de alimentos, que serão destinadas à Apae. Antes do concerto começar, Bochicchio afirmou ser fã de Estafam e também de sua mãe, Josiane Vergara.

Na sequencia, o Padre Marcos José de Albuquerque deu boas-vindas aos presentes dizendo que é uma alegria ceder o espaço para esse evento e convidou para as demais atrações que ali serão realizadas. “A música chega a certas partes do nosso coração e da nossa alma onde a palavra não chega. Aproveitem este espetáculo e deixem que a música chegue até esses pontos”, declarou o Padre.

Estevam executou sete obras de compositores como Villa-Lobos, Brasílio Itiberê, Beethoven e Rachmaninov. O pianista curitibano tem apenas 14 anos e possui uma trajetória de destaque. Foi o primeiro colocado no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianist, na Alemanha, além de ter conquistado o prêmio por melhor interpretação da obra de Rachmaninov. Estefan iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, aos nove anos fez seu primeiro recital solo, vencendo desde então vários concursos nacionais, entre eles o Concurso Prelúdio 2017, promovido pela TV Cultura.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300