Escolinha de Triathlon para crianças e adolescentes

19 de abril de 2023 - 16h02
A Escolinha de Triathlon, uma parceria da Prefeitura de Matinhos com a UFPR Litoral, recebeu nesta quarta-feira o material para o início das atividades de 2023. Segundo o professor Evaldo Ribeiro Jr, do curso de Educação Física, dentre o material recebido estão 17 bicicletas de modelos e tamanhos variados.

A escolinha, nessa primeira edição, teve uma grande procura por parte da comunidade, foram 183 inscrições para as 50 vagas ofertadas para crianças e adolescentes.

A Escolinha de Triathlon iniciou no ano de 2015 em Curitiba, tendo como padrinho o triatleta olímpico Juraci Moreira, medalhista panamericano, hexacampeão brasileiro da modalidade e três vezes representante olímpico. É voltada a crianças de 8 a 16 anos e totalmente gratuita. Atualmente são 14 Núcleos pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará. Sua viabilização se dá por meio de parcerias como a firmada entre a escolinha, o Setor Litoral e a Prefeitura Municipal de Matinhos. A Captação de recursos é pela Lei de Incentivo ao Esporte (LEI Nº 11.438, 2006), que permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos sejam descontados do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas.

A educação é a grande bandeira do projeto, e seus objetivos estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo universal para proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham dignidade. Englobando as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero. No processo de seleção de professores e estudantes, por exemplo, é premissa que sejam escolhidos metade dos candidatos de sexo masculino e metade feminino.

Na entrega dos equipamentos, estiveram presentes o diretor de Educação de Matinhos, Alzino Neto; o secretário de Educação, Mário Braga; o coordenador do projeto, professor Ricardo Jr; o Dr. Leandro Neckel do Nascimento, da procuradoria; Lídio Viana e Taymara Szumoski, professores da Escolinha de Triathlon, além do professor Evaldo.

A atividades da escolinha na UFPR Litoral acontecem às segundas e quartas-feiras, e às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, e das 15h às 17h.