ProPAT encerra atividades de 2022

13 de dezembro de 2022 - 14h58

Na manhã do dia 13 de dezembro foi realizada a última atividade de 2022 da Equipe de Coordenação do Projeto O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios e regiões (ProPAT), o qual faz parte da Bolsa Produtividade em Pesquisa do professor Dr. Valdir Roque Dallabrida (coordenador).

Em paralelo ao processo de execução do projeto ProPAT, mais dois projetos estão em execução: (i) O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios ou regiões: pressupostos epistêmico-teóricos e proposta de instrumental metodológico, em execução na Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, sob a coordenação do Prof. Dr. Valdir Denardin; (ii) O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios ou regiões: um estudo em três regiões do Rio Grande do Sul, o qual conta com apoio financeiro da FAPERGS e é coordenado pelo professor Dr. Pedro Luiz Büttenbender da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Ijuí-RS).

A reunião ocorreu de forma virtual contando com os seis Coordenadores de Dimensão, além de outros membros da equipe convidados. A foto abaixo registra o momento inicial e final da reunião.

A reunião teve como agenda, inicialmente, a discussão da proposta de textos de cada uma das dimensões, com a proposta de um instrumental metodológico multidimensional, a ser sintetizado no Índice Multidimensional de Ativação do Patrimônio Territorial (IMPAT). As avaliações dos textos de cada uma das dimensões (Produtiva, Social, Institucional, Cultural, Natural e Humano-Institucional), apontou os avanços já registrados ao longo dos dois anos de trabalho, apesar de apontar a necessidades de ainda serem feitas revisões, ajustes e/ou complementações. Com isso, os seis grupos de trabalho terão até o dia 10 de fevereiro de 2023 para fazer os ajustes e a finalização dos textos.

Para a segunda quinzena de fevereiro de 2023, foi previsto um seminário da equipe, no qual serão apresentados os textos já revisados, estando ainda sujeitos a pequenos ajustes, caso forem necessários. Finalmente, os seis textos serão formatados na forma de capítulos, compondo, junto com outros capítulos, um livro a ser publicado até final de março de 2023. Na sequência, ocorrerá a divulgação da proposta do instrumental metodológico sintetizado no IMPAT, inicialmente envolvendo toda a equipe de pesquisa e depois atingindo a toda a comunidade acadêmica, pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado e a sociedade em geral.

Nos assuntos gerais da reunião em referência, foi divulgado o resultado do Edital do CNPQ ao qual o projeto ProPAT tinha sido submetido para busca de apoio financeiro, que previa recursos para sua divulgação e aplicação piloto. Infelizmente, mais uma vez, o resultado frustrou a equipe, pois não foi incluído entre os projetos que receberam recursos. Com isso, a divulgação ficará prejudicada, além do fato de que a aplicação piloto dependerá de outras fontes de recursos a serem buscadas a partir de 2023 pelas instituições participantes do ProPAT, em outros editais públicos que venham ocorrer.

No final da reunião o professor Dallabrida agradeceu ao esforço dos coordenadores de dimensão e demais membros da equipe, do que resultou na proposta que, apesar de ainda precisar passar por pequenos ajustes, já apresenta uma qualidade significativa. O resultado desse esforço será o oferecimento à comunidade acadêmica e sociedade em geral, de um instrumental metodológico de vanguarda, mais adequado à análise de territórios e regiões a partir da perspectiva territorial.