Educação foi tema de live transmitida dia 15

18 de maio de 2020 - 11h17

A diretora do Setor Litoral, professora Elisiane Tiepolo, conduziu, na última sexta-feira, uma conversa com Peri Mesquida, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e um maiores estudiosos brasileiros da obra de Paulo Freire. As conversas sobre temas relevantes diante à pandemia terão sequência nas próximas sextas-feiras, 17h. Segue o relato da live, escrito por Elisiane.

Dia 15, tivemos a estreia do projeto Pra Sair Dessa Maré, Lives para Esperançar, da UFPR Litoral, com o Professor Peri Mesquida. Ele destacou que, no Brasil, vivemos dois coronavírus: na saúde e na política. Citou Dom Quixote para ilustrar que, diferente do personagem de Miguel de Cervantes, movido pelo amor à sua Dulcineia, estamos em um momento em que acontece uma luta pelo ódio, quando se abriu a caixa de Pandora e todos os males do corpo e do espírito são libertos. Mas, está lá, no fundo da caixa, o antídoto: a esperança.

Porém, essa esperança deve ser, como explica Paulo Freire, uma esperança engajada, militante, um movimento em direção à utopia revolucionária. E a educação é a via para essa construção; mas não a educação na perspectiva da adaptação (conservadora e bancária), mas a educação libertadora. Uma educação que possa construir um novo mundo baseado na paz, na justiça, na solidariedade e no amor.

Mas, como construir essa educação em tempos de isolamento social e em que a EaD, como projeto do capital, está surgindo na disputa da concepção de educação? Segundo Peri, é preciso que a educação se reinvente. Conhecimento, ciência, técnica ou tecnologia devem ser pensados na perspectiva da humanização e a educação como possibilidade de ampliar a leitura do mundo e da palavra. Por isso, não se pode perder de vista as condições concretas de acesso de docentes e estudantes e a clareza do por quê, da intenção das ações. Então, nesse momento, precisamos de uma educação que municie o outro e nos municie a enfrentar os dois coronas, citados por ele, o da saúde e o da política. Gratidão, Peri, valeu Ringo e a todes que participaram! Saímos mais fortes para a luta!