Divulgação do vestibular alcança recorde em 2018

4 de setembro de 2018 - 15h50

A divulgação do vestibular e dos cursos ofertados no Setor Litoral da UFPR está tendo maior alcance que em anos anteriores. Para o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, a diversificação das estratégias, a antecipação das ações e principalmente do envolvimento da comunidade, em especial dos estudantes, contribuiu efetivamente para o sucesso nos resultados acalcados até agora. “É muito boa a iniciativa de estudantes do Setor Litoral que retornam para a escola em que concluíram o ensino médio, relatando suas experiências aos egressos do ensino médio e informando os passos para ingressar na universidade pública”, exemplifica Bochicchio.

A divulgação dos cursos e do vestibular da UFPR prossegue até o dia 11 de setembro, quando se encerram as inscrições. A principal estratégia continuada de divulgação acontece pelo projeto Universidade na Escola, desenvolvido pela equipe do Programa de Educação Tutorial (Pet) Litoral Social, cujas ações  alcançaram mais estudantes e escolas que anos anteriores e chegou a outras localidades fora da região do Litoral. A seguir são apresentados detalhes das ações realizadas e em andamento.

Projeto Universidade na Escola
O projeto está na terceira edição, sendo desenvolvido com por uma equipe interdisciplinar de 13 estudantes e um professor tutor. A equipe promove interações expositivas dialogadas de aproximadamente uma hora, no ambiente escolar, abordando temas como: a oferta de ensino superior no litoral do Paraná (com ênfase nos cursos do Setor Litoral), democratização do ensino superior, formas de acesso à universidade, rotina universitária, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como as políticas afirmativas de ingresso e os programas institucionais de permanência estudantil. As atividades foram iniciadas em maio deste ano e, até final de agosto, aproximadamente 1.500 de estudantes de terceiros anos haviam participado das oficinas. Com as oficinas agendadas para setembro, o total deverá chegar a 1.700 estudantes atingidos. Além dos sete municípios do litoral, foram incluídos colégios das cidades de Ribeira (SP) e Curitiba.
Mais informações: https://www.facebook.com/petlitoralsocial/

Colégio recebe universitários do Pet Litoral Social

Mutirão de divulgação do Vestibular
Um grupo de 11 voluntários de diversos cursos realizou visitas a 14 escolas dos municípios de Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos, alcançando mil estudantes do ensino médio.  O mutirão contou também com a colaboração de integrantes das Interações Culturais e Humanísticas Territoriais (ICHs Territoriais) e projetos de pesquisa e extensão que atuam fora de Matinhos. Essa ação ocorreu de forma concentrada nas duas primeiras semanas das inscrições, buscando dar ênfase às oportunidades de isenção da taxa de inscrição.

Voluntários percorrem municípios do litoral

Feira de Cursos e Profissões da UFPR em Piraquara
A terceira ação de divulgação dos cursos ofertados no Setor Litoral foi a participação na Feira de Cursos e Profissões da UFPR, em Piraquara. O evento realizado entre os dias 23 a 26 de agosto, contou com grande participação do público de Curitiba e região metropolitana. Estudantes voluntários, de diversos cursos do Litoral, expuseram aos visitantes informações sobre suas graduações e sobre a proposta diferenciada do Projeto Pedagógico da UFPR Litoral.  Segunda a professora Andrea Knabem, responsável pela organização da participação da UFPR Litoral na Feira, mais de 200 estudantes se revezaram nos estandes.

Feira realizada em Piraquara (PR)

Inscrições no vestibular irão até 11 de setembro
As ações de divulgação seguem até o final das inscrições e ainda é possível organizar outras iniciativas para a distribuição de materiais impressos, visitas, e circulação de peças de divulgação digitais voltadas às redes sociais – confira e compartilhe no Facebook e no Instagram.