Nesta semana, foi realizada, na Prefeitura de Pontal do Paraná, uma reunião de alinhamento das diretrizes voltadas à implantação e fortalecimento de meliponários, ações de educação ambiental e iniciativas de extensão universitária no municÃpio. O encontro contou com a participação da Associação dos Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME – Litoral), da Secretaria Municipal de Educação (SMED), do coletivo MarMaré e da UFPR – Litoral.
A UFPR esteve representada pelo professor Renato Bochicchio, da Câmara de Ciências Ambientais, e pela estudante Maria Clara Souza da Silva, do curso de Serviço Social. Ambos são integrantes do projeto de extensão universitária Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas sem ferrão (ASF) no litoral paranaense.
A reunião teve como objetivo estabelecer diretrizes conjuntas que orientem a atuação dos meliponários no território, promovam práticas educativas voltadas à conservação ambiental e fortaleçam a articulação entre universidade e comunidade, como a produção de materiais didáticos dirigidos para sete escolas da rede pública do municÃpio, que receberão meliponários em suas sedes.
