Direito à cidade foi tema de live da UFPR Litoral

25 de maio de 2020 - 15h59
Na última sexta-feira a professora do curso de Serviço Social, Silvana Marta Tumelero, conduziu uma conversa com a sua colega também assistente social, Andréa Luiza Curralinho Braga, presidenta do CRESS-PR,  (Conselho Regional de Serviço Social – PAraná), doutora em Políticas Públicas pela UFPR, docente na PUC-PR. A conversa que tem duração de pouco mais de uma hora está disponível na página do Facebook da UFPR Litoral e no canal do Youtube.
Andrea afirmou que precisamos achar novas formas de movimento, diante de um cenário que nos desafia e ao mesmo tempo impulsiona. Ao falar sobre o direito à cidade, explicou que entende a cidade como produção humana. “Todos deveriam ter acessoa aos seus bens e poder intervir”, declarou, A questão, segundo ela, é que o acesso à cidade no Brasil não inclusiva e nem equânime.  Agora com a pandemia, ela considera que as redes de solidariedade que estão surgindo, devem pautar políticas públicas nessa dimensão, para que sejam criadas políticas mais inclusivas.
Para a professora Silvana Tumelero, esse tipo de atividade contribui na difusão e reflexão sobre temas que não são colocados em evidência pelas mídias convencionais, com as contradições e complexidade que os constituem. “A limitação do tempo dificulta um pouco a participação mais ampla no debate, mas, por outro lado, mobiliza muitas pessoas a assistirem”, ponderou Silvana. Para ela, esse é um canal importante de conexão com estudantes, pesquisadores, servidores públicos, militantes e coletivos que têm interesse no tema da política urbana, ampliando as redes de ação política em defesa desta pauta. “É uma iniciativa importante do Setor Litoral da UFPR. A qual desejamos que se amplie para inúmeros temas de interesse social nas políticas públicas”, conclui Silvana.
:: Confira a live na íntegra. ::
Na próxima sexta (29/05), 17h, a live terá como tema Pandemia e a crise hídrica. E agora? que terá como mediadora Liliani Tiepolo, professora do curso de Ciências Ambientais e convidado Paulo Henrique Marques, professor do curso de Ciências Ambientais, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1994), com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, atuando nos cursos de Gestão Ambiental, Agroecologia, Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Artes. Tem experiência na área de Ecologia e ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas, Ecologia de Rios, Ecologia da Paisagem, Gestão Ambiental, Educação Ambiental.