Direção do Setor integra construção do FORCAMPI

 5 de junho de 2018 - 18h07

A Direção do Setor Litoral participou, em Brasília, no final do mês de maio, de mais uma reunião que teve como objetivos principais os avanços na estruturação do recém-criado FORCAMPI, bem como a organização do evento nacional sobre os campi fora de sede, que será realizado no dia 19 de junho.

Foram realizadas audiências com o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o deputado Danilo Cabral, com o vice-Presidente da mesma Comissão, deputado Aliel Machado, e com o relator da Subcomissão que trata dos campi fora de sede, deputado Pedro Uczai. Em todos os diálogos, foi fortalecida pelos deputados federais a importância de realização do evento, no dia 19 de junho, na Câmara dos Deputados e foram propostos os seguintes encaminhamentos: a) cobrança formal ao MEC pelo Presidente da Comissão de Educação para uma resposta ao documento com 18 reivindicações produzidas conjuntamente pelas Universidades e Institutos Federais até o dia de realização do seminário; b) garantia de apresentação do relatório final dos trabalhos da Subcomissão que trata dos campi fora de sede para o seminário; c) análise sobre a possibilidade de continuidade dos trabalhos da Subcomissão para 2018/2019.

A participação no FONAPRACE Nacional foi resultado do encaminhamento de pauta pelo FONAPRACE – Sul, quando na oportunidade foram apresentados pela Direção da UFPR Litoral o histórico recente de organização dos dirigentes dos campi e as possibilidades e oportunidades de aproximação com a ANDIFES. No FONAPRACE Nacional, no último dia 23 de maio, além da apresentação do histórico de constituição do FORCAMPI, foi reiterada a importância de aproximação com os gestores das Reitorias pelos quais estão vinculados os campi, além de mobilização para presença dos Pró-Reitores no seminário do dia 19 de junho. Após diversas manifestações de apoio de Pró-Reitores ao FORCAMPI e sua importância estratégica para o momento atual das instituições públicas de ensino, a participação foi concluída.

As informações estão detalhadas no primeiro boletim informativo do Fórum: Boletim FORCAMPI 01-2018

 

Reunião com o Deputado Danilo Cabral, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Reunião com o relator da Subcomissão que Trata dos Campi Fora de Sede, Deputado Pedro Uczai

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300