Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

15 de junho de 2022 - 16h28

As queimaduras são lesões causadas principalmente no tecido conjuntivo, podendo atingir apenas a camada superficial da pele ou se estender até seus anexos como pelos, glândulas e unhas, podendo também se estender até outros tecidos como músculos e ossos. Sempre que pensamos em queimadura imaginamos uma fonte quente de calor como causadora da queimadura. Porém, além do calor, temos produtos químicos, elétricos ou radioativos como agentes causadores de queimaduras.

Exemplos de agentes causadores:

– Líquidos superaquecidos;
– Combustíveis;
– Chama direta;
– Superfície superaquecida;
– Eletricidade;
– Radiação solar;
– Frio;
– Fogos de artifícios.

As queimaduras possuem níveis de classificação quanto à profundidade e quantidade de tecidos atingidos, e também quanto à porcentagem de área do corpo queimada. É muito importante atentar às áreas e à porcentagem queimada, pois quando se atinge 40% é considerado caso grave, com risco de morte. Queimaduras que atingem acima de 70% são consideradas gravíssimas e a chance de sobreviver é baixa.

Assim que percebemos que ocorreu uma queimadura, devemos retirar imediatamente a vítima do contato com o agente causador e solicitar atendimento de emergência. Devemos colocar a parte do corpo queimada em contato com água fria corrente ou mergulhá-la (nunca em contato com água gelada ou gelo, pois as baixas temperaturas contribuirão para aumentar a extensão da queimadura).

Outras restrições são: não romper as bolhas causadas pela queimadura e não colocar esta parte em contato com a água se romperem espontaneamente; não devemos retirar as roupas da vítima, principalmente quando aderidas a pele; não aplicar qualquer tipo de produto na parte queimada, como pomadas, soros, cremes, ou qualquer outro líquido exceto água potável fria; se causada por pós químicos, retirar a roupa da vítima se estiver contaminada e não colocar a queimadura em contato com água;

Aprendendo a avaliar a extensão da queimadura e nível de consciência:

O mais importante a ser avaliado é a extensão da queimadura, independente do grau da lesão. De forma geral, podemos considerar que o tamanho da palma da mão da vítima corresponde a 1% de área do seu corpo queimada, para grandes queimaduras utilizamos a regra dos 9% descrita a seguir.

Para verificar a consciência da pessoa é preciso ver a resposta verbal, motora e ocular. É importante ver se a pessoa se encontra acordada e responde a perguntas simples e de forma coerente. Só faça perguntas pessoais (como nome e idade) se você conhecer a pessoa e puder confirmar a veracidade dessas informações. Pergunte informações como: que dia é hoje, onde estamos, estamos de manhã ou à noite. Se a pessoa tiver dificuldade para responder a essas perguntas, der repostas totalmente erradas ou tiver crise agressiva e disser coisas fora de contexto, seu nível de consciência está alterado, o que aumenta a gravidade do caso. Tente manter a pessoa acordada, converse e a mantenha ativa, pois sonolência é um sinal de perda de consciência e potencial evolução para óbito.

Apenas deixe a vítima beber água se estiver consciente e com menos de 20% do corpo queimado. Ofereça líquidos de forma lenta. Quando a pessoa tiver mais de 20% do corpo queimado, a sede é um sinal de desidratação grave e hemorragia, não forneça água e avise os profissionais do serviço de emergência.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (UFRRJ). Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Queimaduras. s/d. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/queima.

htm#:~:text=Quando%20esta%20%C3%A9%20menos%20de,corpo%2C%20pode%20provocar%20a%20morte%20.>. Acesso em: 24 maio 2022.

JEVON, P.; EWENS, B. Monitoramento do Paciente Crítico. 2. ed. atual. Porto Alegre: Artmed, 2009. ISBN 9781405144407. Disponível em: https://www.google.com