Hoje celebramos a rica tapeçaria cultural, espiritual e histórica dos Povos IndÃgenas no mundo. É um momento de honrar suas tradições milenares, respeitar suas conexões profundas com a terra e reconhecer sua contribuição vital para a diversidade.
A data foi criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta a atuação de representantes dos povos indÃgenas, em várias partes do globo.
Os Povos IndÃgenas são guardiões da sabedoria ancestral, transmitindo de geração em geração conhecimentos sobre a natureza, a cura, a comunidade e o respeito pela harmonia do mundo ao nosso redor. Neste dia, lembramos com gratidão os ensinamentos que eles compartilham conosco, lembrando-nos de que somos parte de uma teia interligada de vida.
Enfrentando desafios históricos e contemporâneos permanecem resilientes, inspirando-nos com sua força inabalável. É dever humano a preservação de suas culturas, lÃnguas e territórios, promovendo justiça, igualdade e o direito de autodeterminação – expressão da consideração de suas tradições – por um mundo onde todas as culturas se entrelaçam em um mosaico de harmonia e respeito mútuo.
Feliz Dia Internacional dos Povos IndÃgenas! Hoje e todos os dias, celebramos a sua herança, força e contribuição inestimável para a humanidade.