Consciência negra dentro e fora da Universidade

 6 de outubro de 2022 - 11h45

UFPR abre inscrições para participação na programação do Negritude UFPR 2022 
Evento acontece em novembro e marca a consciência negra dentro e fora da Universidade 

Setores e entidades da comunidade interna e externa da UFPR têm até o dia 10 de outubro de 2022 para se inscreverem na programação do Negritude UFPR 2022. O evento acontece em novembro, mês da Consciência Negra, e busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra. Pessoas interessadas também podem participar de reuniões da organização. 

O Negritude UFPR, que acontece desde 2015, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC/UFPR) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR). A comissão organizadora também conta com alunes da Universidade, instituições parceiras, setores, grupos e coletivos da comunidade acadêmica da UFPR e dos movimentos negros da sociedade civil organizada.  

Depois de dois anos de medidas restritivas para prevenção da Covid-19, o evento volta a receber ações presenciais e acontece em formato híbrido. Em 2021, sob o tema “Olhares Insurgentes”, mais de 40 ações fizeram parte da programação on-line – entre elas, mesas redondas, apresentações musicais e teatrais, feira literária e publicações temáticas em redes sociais. 

Para participar da programação do Negritude UFPR 2022, é preciso seguir duas etapas. O primeiro passo é cadastrar a instituição ou órgão proponente da ação pelo formulário 1 (Cadastro de Setores em Entidades). Depois, preencher o segundo formulário para cadastrar as ações que sua instituição ou órgão promoverá (Cadastro de Ações). O prazo para inscrição é até o dia 10 de outubro de 2022.  A organização do Negritude UFPR 2022 divulgará os eventos nas mídias sociais da SIPAD e PROEC. A programação geral também será divulgada nas mídias da UFPR. Busca-se, assim, potencializar o alcance de cada uma das ações a serem realizadas durante o novembro negro. 

Visibilidade negra 

Segundo censo do IBGE/2010, negros, negras, pardos e pardas são 56% da população brasileira. Apesar do número expressivo, esta faixa da população ainda sofre com a naturalização de ideologias racistas – que promoveram a hierarquização de grupos étnicos ao longo da história. E é neste cenário que a UFPR articula ações que contribuem para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais, conforme o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010). Apesar no evento acontecer apenas em novembro, a partir de 2022 o Negritude UFPR busca se consolidar como ação continua durante todo o ano.  

Mais informações pelo e-mail: negritudeufpr@ufpr.br

Núcleo de Políticas de Comunicação, Tecnologias de Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD)
Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade
Universidade Federal do Paraná
Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300