Conane inicia com reunião de educadores inovadores

13 de maio de 2016 - 16h22

Na noite de abertura do Conane Caiçara, realizado em Morretes (PR), estiveram presentes os educadores que conduzirão as atividades e autoridades locais, entre eles, o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, e Selma Camargo Meira, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá.

Na sua fala de abertura, uma das idealizadoras da conferência, Sônia Goulart afirmou que o caráter do evento é ser um grande encontro de educadores. O Conane já teve duas edições nacionais (2013 e 2015), sendo que a próxima está prevista para 2017, a ser realizada em Brasília.

O educador português José Pacheco em sua fala apostou que o Brasil é o futuro da educação. “Não vai tardar muito para que venha do Sul um tsunami educacional que vai varrer a América do Norte e Europa”, declarou.

Celso Vasconcellos, educador, palestrante e autor, ressaltou a importância do apoio da UFPR ao Conane, por ser ela “uma das poucas escolas universitárias envolvidas na Conane”. Anderson Lima, educador de filosofia com crianças, ressaltou que é preciso aprender com as crianças. “As crianças nos ensinam muitas coisas, entre elas, o autoaprendizado. Quando aprendemos algo de fato, nos entusiasmamos e celebramos isso”.

Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral da UFPR, exemplificou a relevância das novas formas de educação, com a sua própria experiência: “na UFPR Litoral encontrei as perguntas e não só as respostas. Foi um processo de me redescobrir como pessoa. Afinal, quem educa os educadores?”.

O evento segue até sábado, no Teatro Municipal de Morretes. Confira a programação.