Coleta de exame preventivo, Papanicolaou, na SAPS

 10 de abril de 2025 - 11h57

A SAPs informa que será realizada a coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou), na segunda-feira, dia 14 de abril, das 13h30 às 20h, nas dependências da SAPS no Setor Litoral da UFPR.

Quem poderá fazer o exame: Estudantes com matrícula ativa ou trancada; Servidoras técnicas, docentes e terceirizadas.

É solicitado que o formulário seja preenchido somente no caso de as interessadas terem disponibilidade em comparecer nos horários, no dia da coleta.

A SAPs entrará em contato para confirmar o agendamento.

A SAP’s também orienta quanto às medidas a serem tomadas para o dia do exame:
Não será possível realizar a coleta em quem estiver menstruada há, pelo menos, 5 dias;
Não há necessidade de depilação, porém a higiene íntima externa, deve ser realizada antes do exame;
Trazer documento com foto, declaração de matrícula e cartão do SUS.

O exame de Papanicolaou é uma estratégia para o rastreamento do câncer de colo de útero, sendo indicado para mulheres de 25 a 64 anos, com vida sexual ativa. É realizado a cada 3 anos, caso os dois últimos exames anuais não tiverem apresentado alteração.

Para agendamento, acesse o formulário no link:
https://forms.office.com/r/ENqH9WaAn9

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300