Na quinta e sexta-feira (14 e 15/6), as atividades do Circuito Cultura e Arte UFPR Matinhos tiveram foco acadêmico, com a realização do Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná e do Encontro dos Agentes Culturais na UFPR Litoral – Região Sul. O primeiro evento, que foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR, teve como convidados o professor Antônio Albino Canelas Rubim, que coordena o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e o Programa de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a professora Denise Bandeira, da Unespar.
Para o pró-reitor, Leandro Franklin Gorsdorf, o evento foi estratégico em um contexto de elaboração do Plano Institucional de Cultura, uma vez que permite o intercâmbio de experiências quanto as políticas culturais e construção de uma rede de agentes culturais das IFES. Nesse sentido, Rubim, o palestrante convidado, afirmou que as universidades têm que se aperfeiçoar para poderem se fortalecer como agentes culturais, uma vez que elas não se encaram como entidade cultural e, nesse âmbito, precisam ampliar a sua ação interna e externa.
A produtora cultural Karla Cunico, responsável pela organização do evento, apontou que um dos resultados do Encontro foi a constituição do fórum estadual dos agentes culturais das instituições de ensino superior do Paraná. Estiverem presentes nove instituições dos três estados: UFPR, UNILA, UNIOESTE, Unicentro, Unespar, UEPG, UFSC, Unipampa, UFCSPA.
Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná
Na tarde do dia 15 de junho, aconteceu o Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná, que reuniu produtores culturais e artistas locais e regionais. A coordenadora do Circuito, professora Carla Ruschmann e o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, deram boas-vindas aos participantes ressaltando a necessidade de articulação com os atores locais. Bochicchio ainda elogiou a atuação da Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), que segundo ele, coma sua nova proposta de atuação no litoral paranaense, demostra que está atenta as potencialidades dos campus avançados, como a UFPR Litoral.
Para o pró-reitor, Leandro Gordsorf, a realização do Simpósio e do Circuito é um momento importante para a UFPR como um todo. “O evento representa muito do que pensamos sobre cultura e arte. Queremos pensar cultura de forma descentralizada, levando em conta o que é arte para dentro e para fora da UFPR.O que é cultura a ponto de vista de vocês”, afirmou.
A palestrante convidada, Susana de Araújo Gastal, deu início às apresentações abordando o tema: Cultura e turismo e as perspectivas do turismo cultural. Para ela, não é preciso haver tensão entre a cultura local e as atividades turísticas, tanta que seja levado em conta o que é cultura para cada grupo, para cada comunidade. Na sequência palestraram José Roberto Lança, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba; e Ana Josefina Ferrari, professora do curso de Linguagem e Comunicação do Setor Litoral, que apresentou alguns dos resultados das suas pesquisas de análise do discurso no quilombo de Batuva, em Guaraqueçaba. Para encerrar o evento foi realizado um painel de debates, com a participação da artista e produtora cultural Beni Moura Cardozo e da professora e produtora cultural Celeste Fernandez.