Ciência ajuda a impulsionar a produção de lúpulo no Brasil

 17 de agosto de 2022 - 8h42

O A cerveja é muito apreciada no Brasil seja nos bares, eventos sociais, festas ou shows a bebida é geralmente a mais consumida. O setor representa cerca de 2,1% do PIB nacional, movimentando em 2021, segundo relatório divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), mais de 200 bilhões de reais. O levantamento mostrou ainda que, no mesmo ano, o consumo subiu 7,7% atingindo a marca de 14,3 bilhões de litros, mesmo diante de um contexto marcado por restrições devido à pandemia de covid-19.

O volume da produção também caminha próximo a esses números, o que coloca o país em terceiro lugar entre os produtores, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Apesar disso, ainda não somos autossuficientes na produção de todas as matérias-primas utilizadas nessa indústria. De todas elas, o lúpulo é a que mais precisamos importar, a planta é responsável por dar o gosto amargo à bebida e é indispensável em qualquer boa cerveja.

O lúpulo é uma trepadeira perene com origem na Europa, com um ciclo de produção entre 12 e 15 anos, a parte utilizada na produção de cerveja é a flor, que aparece na forma de pequenos cachos de cor verde clara. Com propriedades bactericidas, foi utilizada originalmente para evitar que a cerveja sofresse algum tipo de contaminação, mas devido ao seu sabor característico se tornou componente indispensável na receita.

A produção nacional do lúpulo vem ganhando força, tendo seu volume mais do que dobrado em 2021, quando atingiu 24 toneladas, mas isso é apenas uma mínima parcela da demanda pelo produto. No mesmo ano as importações de lúpulo chegaram a 4.712 toneladas, segundo informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Algumas dificuldades iniciais para produzir o lúpulo no Brasil geraram alguns mitos em torno da planta, como a de que ele não floresceria por aqui, o que explica o baixo interesse pelos produtores até recentemente. O mais provável é que os problemas sejam derivados de cultivares mal adaptados, técnicas inadequadas de cultivo e ataque de doenças, mas essa realidade vem mudando como explica a pesquisadora Mariana Franca:

“O estigma de que o lúpulo não floresce em terras brasileiras já caiu e desde então, a demanda por mudas da cultura têm aumentado ano após ano. No último ano houve um crescimento de mais de 100% em área plantada, porém o cultivo ainda é pequeno em relação a demanda”.

A demanda por mudas de qualidade é um dos principais gargalos no setor, esse foi um dos motivos de Franca, em parceria com a pesquisadora Laudiane Zanella, começar a investir na pesquisa para produção de mudas de lúpulo. Ainda no mestrado, no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da UFPR, as duas já realizavam pesquisas voltadas à cultura de tecidos focadas na produção de pinus e cana de açúcar.
(continua)

Veja a matéria completa em: https://ciencia.ufpr.br/?p=22496

(Por Rodrigo Choinski/Jornalista na UFPR)

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300