O Conselho do Setor Litoral da UFPR vem a público repudiar o contingenciamento imposto pelo Ministério da Educação (MEC) de 30% do orçamento destinado ao custeio das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Essa medida acarretará a curto prazo na impossibilidade deste Setor de manter suas atividades, sobretudo, de atender às demandas da comunidade acadêmica em relação à continuidade de serviços indispensáveis aos estudantes, tais como o Restaurante Universitário, o transporte universitário, a manutenção dos contratos com empresas terceirizadas e dos serviços de energia elétrica e água.
A UFPR Litoral está presente neste território há mais de uma década, atuando para o seu desenvolvimento humano e sustentável e atendendo a uma demanda de ensino superior por muito tempo ignorada. Por isso, convidamos toda a comunidade a se sensibilizar com o impacto dessa medida sobre as ações da universidade voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão que repercutirão sobre a sociedade brasileira em várias dimensões.
A universidade se coloca aberta ao diálogo no intuito de defender e fortalecer a educação pública, de qualidade e laica, um elemento indispensável para garantir os direitos de cidadania. Por fim, reiteramos solidariedade a todas as manifestações em defesa das IFES que têm se propagado na atual conjuntura.