Aula Inaugural Mestrado PROFCIAMB

9 de outubro de 2017 - 13h26

O Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais do Pólo UFPR (PROFCIAMB UFPR), realizou na manhã do dia 30 de setembro, na sala multiuso do Setor Litoral da UFPR, a Aula Inaugural do Curso da turma 2017.

O evento contou com a presença do Diretor do Setor Prof. Dr. Renato Bochicchio, o coordenador e vice-coordenadora do Mestrado PROFCIAMB UFPR, Prof. Dr. Manoel Flores Lesama e Profa. Dra. Helena Midori Kashiwagi, a coordenadora e vice-coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Setor Litoral, Profa. Dra. Liliani Marília Tiepolo e Prof Dr. Valdir Frigo Denardin, e, Prof Dr. Tadeu Fabrício Malheiros da USP São Carlos, coordenador geral da Rede PROFCIAMB.

Ainda presentes estavam os coordenadores dos demais pólos da Rede PROFCIAMB ,Profa. Dra. Kathia Cavalcante da UFAM, Prof. Dr. José Eduardo Martinelli da UFPA, Prof. Dr. Otacílio Antunes Santana da UFPE, Profa. Dra. Márcia Eliane Silva Carvalho da UFS, Profa. Dra. Joselisa Maria Chaves da UEFS e Prof. Dr. Carlos Alberto de O. Magalhães Junior da UEM e outros professores da REDE. A organização do evento foi coordenada pelos Professores Dra Maria da Graça Kfourie  Dr. Manoel Flores Lesama, com a colaboração dos mestrandos Carlos Augusto dos Santos Faias Junior, Gisele Francisca Horokoski e Monique Andressa de Oliveira.  O Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes proferiu palestra sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Setor Litoral  e em seguida houve a apresentação dos projetos dos mestrandos da turma 2016. Os trabalhos, expostos na sala multiuso, foram apresentados de forma a explorar a criatividade dos envolvidos tais como maquetes, vídeos, poesias, cartazes, desenhos, banner, entre outras. Os professores da Rede dialogaram com os autores dos projetos e se manifestaram enaltecendo a diversidade de temas e dos fundamentos teórico-metodológicos dos trabalhos.

O mestrado PROFCIAMB UFPR iniciou as atividades no 2º semestre de 2016 e conta, atualmente, com duas turmas constituídas de educadores das mais diversas áreas de conhecimento. Tem como objetivo possibilitar a formação continuada aos professores da educação básica, bem como para profissionais que atuem em espaços de educação não-formal e aqueles envolvidos com a divulgação e comunicação das ciências. Este evento se constitui um marco, primeiro por reunir os representantes das Universidades envolvidas na Rede e, segundo, por discutir pesquisas comuns aos polos e explorar perspectivas de interações para o Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais que foi criado sobre, no e como meio de explorar e questionar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares e abordar os desafios relativos às questões da natureza no trabalho dos professores e na educação de crianças. Ao mesmo tempo, convida a refletir e provocar a transformação das praticas dos envolvidos na educação de ecocidadãos sensíveis e ao seu papel no contexto socioambiental.

Texto e fotos: coordenação do Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) do Setor Litoral