Artistas da UFPR participam de livro internacional

22 de abril de 2021 - 13h55

O novo livro do autor belga, Luc Vankrunkelsven, “UM MUNDO DE ESCRAVIDÃO OCULTA: impressões ao longo do caminho” publicado no Brasil e na Europa entre 2020 e 2021 teve suas ilustrações produzidas por professoras, estudantes e uma técnica-administrativa do Setro Litoral da UFPR como um desdobramento de pesquisas a partir dos textos do livro, seminários, exposições virtuais e artigos.

A parceria entre o escritor Luc Vankrunkelsven e a UFPR Litoral teve início em 2008, por intermédio do curso de Agroecologia, quando foi solicitada a produção da primeira capa de livro. Desde então a parceria somente se intensificou, tendo sido realizadas várias ilustrações para livros do autor. Sob a coordenação da professora Luciana Ferreira, crianças de escolas públicas de Matinhos, professores(as), técnicos(as) e estudantes da UFPR já estiveram envolvidos na criação de ilustrações para diferentes trabalho de Luc, em processos pedagógicos desenvolvidos por projetos de extensão  vinculados ao Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral.

No caso do livro, Um Mundo de Escravidão Oculta, o processo de criação foi desenvolvido via e-mail e whatsapp, devido a pandemia da COVID-19, dentro do Projeto de Extensão “Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais”, coordenado pela Professora Carla Beatriz Franco Ruschmann; a exposição virtual das ilustrações foi promovida pelo programa “Núcleo de Arte e Educação” e as ilustrações foram realizadas pelos(as) artistas:

EstudantesElencristina Schneider, Julia Sanches Pereira, Aline Maciel Rodrigues, Rodrigo De Almeida, Guilherme Rodrigues Ribeiro, Celeste Silva Da Costa, Helem Silva Da Costa, Rafaela Valachinski Gandin, Geovana Ivanilda Camargo, Maíra Graziela Moreira, Davi Lucas München De Carvalho, Ícaro Iago Santos De Almeida, Anna Carolini Gomes Frai, Victor Correia Da Silva

PedagogaRosangela Valachinski Gandin

Professoras: Luciana Ferreira e Carla Beatriz Franco Ruschmann

O livro “Um Mundo de Escravidão Oculta: impressões ao longo do caminho”, em português, bem como outras obras do mesmo autor,  podem ser adquiridas com o professor Neuri Adilio Alves pelo número (49) 98809-0825.

Luc Vankrunkelsven, nascido em Diest (Bélgica), é membro da ONG WERVEL e autor de vários livros sobre agricultura social e sustentável, como: Brasil-Europa em fragmentos? (2010); Legal! Otimismo- Realidade-Esperança (2012); Soja: tesouro ou tesoura? (2014); Oásis. Força planetária para uma nova primavera (2016); A rã que não se deixa ferver. Clima em movimento (2018) e Pés na Terra Brasileira  – Uma busca pelos povos tradicionais (2020). Quando morou no Brasil, Luc, dedicou estudos ao bioma do cerrado. Seguem alguns links sobre o trabalho de Luc Vankrunkelsven e sobre o livro Um Mundo de Escravidão Oculta: impressões ao longo do caminho:

www.wervel.be/pt
www.wervel.be/en