Em Matinhos, crianças de quatro a doze anos de idade tem a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências com as artes visuais gratuitamente. O projeto de extensão Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais, da UFPR Litoral, oferta oficinas semestrais, com aulas de duas horas, duas vezes por semana.
As obras criadas pelas crianças estão expostas no hall do auditório do Setor Litoral, até 02 de novembro. A abertura contou com a participação dos familiares que prestigiaram as pinturas e enfatizaram o quanto os filhos gostam e aprendem com o projeto. Adriana Rocha da Silva, mãe de Gabriele, de 12 anos, contou que a filha adora as aulas e que estão ajudando no seu aprendizado como um todo. “Além de ajudar no aprendizado, eles têm o contato com o local em que podem estudar mais tarde”, declarou Adriana.
É o quarto ano consecutivo de atividades do projeto Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais. Segundo a coordenadora, professora Carla Ruschmann, seus objetivos são estimular o desenvolvimento artístico e cultural local, contribuindo para o fortalecimento do conhecimento, apreciação e critica em artes na região. “O projeto trabalha por uma perspectiva interdisciplinar entre as artes, e outras áreas, e com a finalidade de fortalecer cada vez mais a integração entre ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Carla.
O projeto ainda propicia um leque de oportunidades de formação específica, e experiência docente aos alunos de Licenciatura em Artes e outros cursos. Para a bolsista que cursa o terceiro ano em artes, Silvana Pampuch, os projetos de extensão ajudam muito a formação como educador. “Começamos com os estágios no terceiro ano, mas desde o primeiro podemos exercitar como educadores participando dos projetos”, ressalt Silvana.
Outra ação vinculada ao projeto é a produção de vídeos educacionais, a partir das experiências adquiridas no atelier, possibilitado um outro formato de socialização dos conhecimentos e experiências geradas no projeto.
Integração com a rede pública municipal
No sábado, 22/09, integrantes do projeto e voluntários realizaram a pintura do mural do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Caminho Alegre, a convite da direção da instituição. A pintura contou, previamente, com um planejamento das voluntárias do curso de Licenciatura em Artes: Silvana Pampuch, Angélica Tavares, YanKa Moroski, Ana Júlia de Miranda e Giorgia Azeredo. A diretora do CMEI Caminho Alegre de Matinhos, Maura Marques, ressaltou a importância da parceria com o projeto de extensão e agradeceu a participação de todos os voluntários. Confira as fotos da intervenção.