Arte por todos os cantos da UFPR Litoral

9 de novembro de 2018 - 17h39

A primeira Mostra de Arte i.ntervalo, que aconteceu na semana de 05 a 08 de novembro, é um evento de extensão coordenado pela professora Giselly Brasil, com apoio do bolsista, Paulo Gabriel Ferreira Gomes. “A Mostra i.ntervalo surge como uma iniciativa que fomenta a produção de arte em diferentes espaços da Universidade. Através de performances, instalações, vídeos, dança, teatro, fotografia etc., os alunos podem conhecer as produções e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos seus colegas”, explicou Giselly. Confira a entrevista.

Qual é a proposta da Mostra?
A ideia é incentivar a troca entre os estudantes do curso de Artes e produzir ações que dinamizem espaços esquecidos na arquitetura do campus. Percebemos que a movimentação por diferentes espaços da universidade ativa e desperta o olhar de quem circula pelo campus e que são pegos de surpresa por alguma ação da Mostra.

Ela foi destinada a expor os trabalhos dos estudantes de artes?
Nesta primeira edição, o foco foi a produção e a troca entre os alunos do curso de Licenciatura em Artes, as apresentações aconteceram nos intervalos das aulas, das 10 às 10h20. Para uma próxima edição é possível que as inscrições sejam abertas para interessados de diferentes cursos, que já demostraram interesse. A Mostra deverá acontecer semestralmente ou anualmente, estamos ainda estudando as possibilidades.

Como foi o envolvimento do público?
Houve um público espontâneo, que estava na universidade no momento da Mostra, e que acabou percorrendo todo o trajeto das apresentações. Muitos funcionários puderam conferir a Mostra sem que precisassem sair de seus locais de trabalho. Isso foi muito interessante. Em uma das apresentações de teatro, por exemplo, que aconteceu nas escadas, o pessoal que trabalha com limpeza e que passa sempre por essa escada, virou público fiel do trabalho, desde os ensaios até a apresentação final. Foi lindo ver os funcionários envolvidos com um trabalho de arte em seu próprio local de trabalho. Procuramos apresentar trabalhos e ações que, ao mesmo tempo em que chamavam a atenção para o inusitado, respeitavam o espaço físico da instituição. Houve uma curadoria cuidadosa para que as apresentações não desrespeitassem as regras e os limites institucionais.