Ações de enfrentamento da Covid-19

 4 de setembro de 2020 - 17h17

Perto de completar 6 meses de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 o Setor Litoral da UFPR apresenta algumas informações sobre as ações de enfrentamento à pandemia desenvolvidas pela comunidade acadêmica beneficiando prefeituras, secretarias de saúde, associações de bairros, projetos sociais e a população em situação de vulnerabilidade social.

São estudantes, técnicos, docentes, terceirizados e voluntários em geral envolvidos em diferentes frentes de atuação para mitigar os impactos do distanciamento social nas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e, também, na produção de equipamentos e produtos para agentes de saúde envolvidos direta ou indiretamente no tratamento das pessoas infectadas pelo virus.

A produção de álcool nos laboratórios da UFPR litoral, que atua dentro do Rede Covid UFPR, atingiu a quantidade de 2.542 litros doados para: a Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes e para a Assistência Social de Antonina, Cerro Azul e Paranaguá (Asilos) além de para a Delegacia de Matinhos. Também dentro do Rede Covid UFPR, a produção de protetores faciais de acetato com o uso de impressoras 3D doou para CRAS e CREAS de Matinhos, Guarda Municipal de Matinhos e Defesa Civil de Morretes. A produção manual de máscaras de tecido também é uma ação que já doou  856 unidades no litoral. A produção de alimento no laboratório alimentar da UFPR Litoral em parceria com um movimento social local já distribuiu 370 cestas básicas, 700 litros de leite e mais de 10.000 marmitas para moradores em condição de rua e famílias em situação de vulnerabilidade nos bairros da Vila Nova, Tabuleiro, Centro, Bom Retiro e alguns Balneários em Matinhos. Estes número aumentam diariamente com evolução das atividades em cada frente de combate à Covid-19.

Projetos e programas de extensão da UFPR Litoral têm redirecionado o enfoque de suas ações para a pesquisa científica sobre os dados da Covid-19, com resultados como o desenvolvimento do Teste Rápido, por exemplo. Alguns destes projetos promovem, também, a produção de material para divulgação on line como: contação de histórias infantis, aulas de artes para adultos e crianças, cursinho pré-vestibular, etc. Somam-se a estas ações novas iniciativas, criadas especificamente para o momento de enfrentamento da pandemia, com acesso a recursos e bolsistas, por meio de editais da Reitoria e Pró-Reitorias da UFPR, bem como, acesso a recursos do próprio Setor Litoral, liberados em conselho.

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300