Acampamento Astronômico na abertura do V SLEC

20 de outubro de 2022 - 10h57

Na abertura do V SLEC -Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação (19/10) aconteceu o Acampamento Astronômico, como parte do projeto Planetário Itinerante coordenado pela Profª Mara Fernanda Parisoto, do Campus Palotina, e pelo Prof. Bruno Garcia Bonfim, do Instituto Federal – Campus Assis Chateaubriand. O planetário foi montado no hall do auditório Juliano Weiss Fumaneri na UFPR Litoral, e nele foram apresentadas sessões planetárias em perspectiva 3D, juntamente com a exibição de réplicas impressas de cometas, luas, crateras e asteroides; possibilitando aos visitantes um contato em escala com elementos do sistema solar. Além desse material foram expostos fragmentos de três meteoritos, reais, cedidos pela NASA para o projeto, que ficaram disponíveis para a exploração das e dos visitantes. A programação do Acampamento Astronômico, ainda, promoveu sessões durante a madrugada para estudantes participantes.

A mesa da cerimônia de abertura do simpósio foi composta pela a Diretora do Setor Litoral da UFPR, Profª. Drª. Elisiani Vitória Tiepolo; pelo Vice-diretor do Campus de Pontal do Paraná, Prof. Dr. Carlos Alberto Schnaider Batista; pelo Prof. Dr. Renato Bochicchio, Diretor da INTEGRA/UFPR – Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi; pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Sr. Adauto Felix Santana; pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas de Pontal do Paraná, Prof. Dr. Eduardo Bacalhau e pela Coordenadora do V SLEC, Profª. Drª. Selma Santos Rosa. Em sua fala de abertura do evento, a Profª. Elisiani saudou a comunidade presente, e dando as boas-vindas ao V SLEC, na UFPR Litoral, lembrou da importância de se promover um evento sobre os desafios e as potencialidades das Tecnologias Digitais no cenário educativo não apenas para o Ensino Superior, mas também para a Educação Básica e a comunidade externa. A Diretora Elisiani citou as diversas seções e agentes mobilizados dentro do Setor Litoral para a viabilização do evento, especialmente neste momento onde os recursos destinados à educação pública superior, e o próprio conceito de universidades públicas estão sob ataque em um contexto político que relativiza o pensamento crítico fomentado na academia.

As falas de abertura foram seguidas pela apresentação do grupo de Fandango Caiçara, Viola Afinada, do mestre Zeca e mestre Miguel de Paranaguá que trouxe um pouco da cultura do Fandango, suas “modas”, danças e “batidas de tamanco”. Encerrando a cerimônia o convidado, Prof. Dr. Eduardo Fofonca, proferiu a palestra Educação na Cultura Digital: Espaço Tempo de Co-Labor-Ação e os Desafios a Inovação Educativa.

A visitação ao planetário aconteceu apenas na quarta, mas a programação do V SLEC continua até sexta-feira (21/10) aberta à comunidade em geral. Para mais informações acesse o site do evento aqui.