Teve início, na noite de ontem, o I Seminário de Integração dos Campi Avançados, uma idealização da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi Avançados – INTEGRA/UFPR, que atua como um órgão catalisador e acelerador de projetos de desenvolvimento institucional. O evento procura estabelecer, a partir de um conjunto de leituras sobre a realidade social e educacional brasileira, a necessidade do fortalecimento dos valores e identidades comuns que caracterizam a instalação, a existência e o futuro dos campi da UFPR fora de sede, criados ou expandidos nos últimos 16 anos.
A mesa de abertura contou com preseça do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz; da pró-reitora Matia Rita César (PRAE); da pró-reitora Maria Josele Coelho (PROGRAD) e do diretor da INTEGRA/UFPR, professor Renato Bochicchio. E após um momento cultural com a apresentação do Grupo de MPB da UFPR, as diretoras e diretores dos campi avançados fizeram uma apresentação dos seus campi. A professora Elisiani Tiepolo, diretora do Setor Litoral da UFPR, em sua apresentação, explicou que a abrangência de atuação dos projetos da UFPR Litoral alcança os sete municípios do litoral, e falou sobre as especificidades do setor e seu projeto político-pedagógico.
Assista o vídeo da abertura do seminário:
https://youtu.be/L-1ww1txgGI
O seminário, que faz parte da agenda da semana de recepção de calouras e calouros, acontece até sexta-feira, dia 24/09, das 18h às 21h, e tem sua transmissão pelo canal da INTEGRA no Youtube com a seguinte programação:
Dia 23/09
18h – 19h30 Sala Temática 1 “Participação social na trajetória de atuação dos campi avançados”.
A sala temática será coordenada pelo professor Rodrigo Rossi Horochovski com a participação dos debatedores: Naura Tonin Angonese (ex-coordenadora do Curso de Medicina do Campus Toledo), José Eduardo Padilha de Sousa (diretor do Campus de Jandaia do Sul), Lilian Medeiros de Mello (vice-coordenadora do projeto de extensão Saberes e Fazeres do Mar), Vanessa Marion Andreoli (coordenadora do projeto de extensão Saberes e Fazeres do Mar), Roberta Chiesa Bartelmebs (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação matemática e tecnologias educativas), Rangel Angelotti (professor do Setor Litoral da UFPR).
18h – 19h30 Sala Temática 2 “Representatividade nos espaços institucionais locais e regionais”.
A sala será coordenada pelo professor do CPP-CEM, Eduardo Kirinus. Os debatedores serão: Paulo Henrique Carneiro Marques (professor da Câmara de Ciências Ambientais da UFPR Litoral), Daniel Hauer Queiroz Telles (vice-coordenador do Curso de Oceanografia do CPP-CEM), Eduardo Luis Cupertino Ballester (diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Aquicultura Sustentável – NPDA UFPR), William Rodrigues dos Santos (coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul) e Sonia Mara de Andrade (professora do curso de medicina da UFPR-Campus Toledo).
19h30 – 21h Sala Temática 3 “Ações da UFPR pela democratização do acesso e permanência no ensino superior”.
A sala temática será coordenada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, professora Maria Rita de Assis Cesar, com os debatedores: Paulo Vinícius Baptista da Silva (superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR), Renata Cristina da Costa Gotardo (pedagoga da PRAE no Setor Palotina), Layliene Kawane de Souza (representante estudantil do Programa de Educação Tutorial Litoral Social) e Ana Clara dos Santos Caldas (Representante estudantil do PET Litoral Social).
19h30 – 21h Sala Temática 4 “Iniciativas em inovação e empreendedorismo nos espaços de atuação dos campi”.
A coordenação da sala será realizada pelo superintendente de Parceria e Inovação da UFPR, Helton José Alves, e participação dos debatedores: Carlos Eduardo Belz (professor e pesquisador do CPP-CEM), Mauricio Guy (p